CADE APROVA VENDA DO BLOCO BM-S-8 PARA STATOIL

pedro parenteO sinal verde foi dado para que a Petrobrás siga com a venda de sua participação de 66% no Bloco BM-S-8, na Bacia de Santos, para a norueguesa Statoil, após a aprovação da transação por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A operação foi anunciada no final de julho, por US$ 2,5 bilhões e movimentou o setor. A Federação Brasileira de Geólogos (Fegrageo) anunciou que entraria na Justiça para tentar reverter a venda, alegando que os volumes de petróleo em Carcará são muito maiores do que os anunciados na negociação do ativo.

Mesmo com a saída da Petrobrás, os demais sócios no projeto – Galp (14%), Queiroz Galvão Exploração e Produção (10%) e Barra Energia (10%) – permanecem com participação no bloco BM-S-8. Esta foi a primeira negociação da Petrobrás envolvendo blocos do pré-sal, parte dos esforços da estatal em se desfazer de ativos para aliviar seu complicado quadro de endividamento.

Além da venda do bloco BM-S-8, onde está o prospecto de Carcará, Petrobrás e Statoil estão estreitando os laços, com um recente acordo onde as companhias se comprometeram em participar em parceria em novos leilões de campos de petróleo. O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, classificou os acordos feitos na área de exploração como “formas de contornar as evidentes restrições de capital nesse momento”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of