faixa - nao remover

PETROBRÁS PEDIU MAIS PRAZO PARA APRESENTAR NOVO CRONOGRAMA DE VENDA DA TBG

cadeA Petrobras solicitou mais prazo ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para apresentar um novo cronograma de venda da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) – operadora do gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol). A Superintendência-Geral do Cade deu parecer opinando pelo deferimento do pleito, mas isso ainda deverá ser homologado pelo Tribunal Administrativo, o que não ocorreu ainda

Para lembrar, a venda da TBG faz parte do Termo de Compromisso de Cessação de Prática (TCC) firmado entre a Petrobrás e o Cade em junho de 2019. Pelo acordo, a Petrobrás se comprometeu a vender alguns ativos dentro do setor de gás natural, como forma de estimular a entrada de concorrentes no segmento.

A Petrobrás começou a tentativa de venda da TBG em 2020, mas ainda não conseguiu avançar para o encerramento do processo de alienação. Atualmente, a venda está na etapa de fase vinculante. O TCC firmado com o CADE previa que o encerramento da operação fosse formalizado até 31 de dezembro do ano passado.

A TBG é um dos ativos cujo desinvestimento está na mira do governo federal. Para lembrar, o Ministério de Minas e Energia pediu em março a suspensão da venda de todos os ativos da Petrobrás. O Conselho de Administração da estatal, por sua vez, respondeu que a paralisação dos processos depende da revisão do plano estratégico para 2023, a ser submetida pelasuspensão nova diretoria executiva.

A TBG transporta até 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural brasileiro e boliviano pelos 2.593 km do Gasbol, que atravessa os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
ANTONIO JOSÉ Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
ANTONIO JOSÉ
Visitante
ANTONIO JOSÉ

Acabou a XÊPA dos “desinvestimentos”, que encheram a burra de alguns poucos, em detrimento do patrimônio público!