CADEIA DE FORNECEDORES DE ÓLEO E GÁS GANHA APOIO DO GOVERNO
A cadeia de fornecedores de bens e serviços para o setor de óleo e gás terá mais um apoio para seu desenvolviumento no país. Foi assinado um memorando de entendimentos entre a Petrobrás, o Ministério do Desenvolvimento e a Agência Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria (ABDI), para aumentar a competitividade da indústria nacional, que vem sendo criticada em função das exigências de conteúdo local.
O programa ainda não foi detalhado pelo governo, mas já ficou antecipado que ele deve ajudar a cadeia de fornecedores com uma desoneração, a partir do desconto imediato dos impostos pagos na aquisição de máquinas para a indústria e a desoneração da folha de pagamento, entre outras medidas.
O acordo firmado entre a estatal, o ministério e a agência também pretende ajudar no desenvolvimento da logística envolvida nos setores naval e de óleo e gás, além de prever um reforço na capacitação de mão de obra.
Apesar do cenário desfavorável à economia, o ministro do desenvolvimento, Fernando Pimentel (foto), que esteve presente na cerimônia, afirmou que a balança comercial continua positiva.
Inova Petro
Durante o evento também foi lançado oficialmente o programa Inova Petro, parceria entre o BNDES e a Finep, que vai destinar R$ 3 bilhões em investimentos para o setor de óleo e gás até 2016.
A Petrobrás também faz parte do programa, mas sua participação será por meio de apoio técnico e da avaliação dos projetos propostos pelas empresas.
Deixe seu comentário