CALIFÓRNIA DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA APÓS VAZAMENTO EM UNIDADE DE ARMAZENAMENTO DE GÁS
Após a ocorrência de um vazamento massivo de gás natural na região de Los Angeles, o estado da Califórnia declarou situação de emergência esta semana. O despejo, originado em uma unidade de armazenamento controlada pela Southern California Gas Co., vem acontecendo há meses e já causou o evacuamento de milhares de habitantes. A estimativa é de a instalação esteja lançando na atmosfera cerca de 1.200 toneladas de metano por dia.
A companhia deverá tomar medidas emergenciais para deter o vazamento, que teve início no último mês de outubro. Especialistas do setor, no entanto, avaliam que o problema na instalação subterrânea ainda levará meses para ser solucionado.
O estado de emergência foi declarado nesta quarta-feira (6) pelo governador da Califórnia, Jerry Brown (foto), a pedido de moradores da área de Porter Ranch. A presença do gás natural é nociva à saúde e tem causado o adoecimento de um número crescente de habitantes da área.
Além da declaração, Brown exigiu que a Southern California Gas Co. adote regulações emergenciais para suas outras unidades na região. De acordo com o vereador do Estado Mitchel Englander, o vazamento constitui “um dos mais desastres ambientais mais devastadores na história da Califórnia”.
A unidade onde ocorre o despejo é localizada em um dos maiores centros subterrâneos de armazenamentos de gás natural do país. O vazamento já é responsável por um quarto do total de metano lançado à atmosfera pelo Estado.
Deixe seu comentário