CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL-ALEMANHA QUER PARTICIPAÇÃO DE EMPRESA NACIONAIS EM PROJETO DE HIDROGÊNIO VERDE
As Câmaras de Comércio Brasil-Alemanha de São Paulo e do Rio de Janeiro, através da Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde, estão buscando oportunidades para ampliar o debate sobre este tema e intermediar a compra e venda de hidrogênio entre os dois países. Com o objetivo de colocar essas medidas em prática, as instituições realizarão reuniões com empresas interessadas, com o apoio da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e do Ministério brasileiro de Minas e Energia (MME). O objetivo principal do encontro é apresentar o contexto do Hidrogênio Verde na Alemanha e mapear projetos de empresas brasileiras que possam ser incluídos em um bloco que será apresentado no país europeu em face da publicação recente de sua política para o Hidrogênio Verde.
Ricardo Castanho, Diretor de Internacionalização de Empresas e Desenvolvimento de Negócios da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, disse que a publicação feita em junho de 2020 mostra uma política que “Contribuiu amplamente para que os mercados internacionais se organizassem e projetassem produções em grande escala do hidrogênio verde. Entre outras diretrizes, o governo alemão prevê investir 2 bilhões de euros no financiamento de projetos em países parceiros por meio dessa estratégia nacional. Como um dos principais parceiros comerciais da Alemanha e potencial produtor de hidrogênio verde, com capacidade para suprir a demanda do mercado interno e exportar essa matéria-prima, o Brasil deve aproveitar esta oportunidade de cooperação.”
A Hydrogen Intermediary Company foi criada para intermediar negócios entre vendedores e compradores do hidrogênio verde e, atualmente, está em fase final de aprovação pelos órgãos competentes na Alemanha. Para que o Brasil integre o programa alemão, que prevê a compra da produção local de hidrogênio verde por, pelo menos, 10 anos, é necessário mapear e apresentar projetos relevantes de empresas brasileiras que reforcem a importância do país neste segmento. Com um histórico marcado por parcerias comerciais significativas, Brasil e Alemanha têm potencial para criar um espaço de cooperação muito positivo neste mercado para ambos os lados. As companhias brasileiras que tiverem interesse em participar e que tenham projetos relevantes que possam ser incluídos para frisar a importância do Brasil neste segmento, podem agendar uma reunião com a Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde até o dia 15 de fevereiro.
Deixe seu comentário