faixa - nao remover

CÂMARA DOS DEPUTADOS DEBATERÃO MARGEM EQUATORIAL E AS FALSIFICAÇÕES DAS PESQUISAS FEITAS PELO GREENPEACE

aldpoA Câmara dos Deputados insiste em perder tempo debatendo a exploração de petróleo na Margem Equatorial. O ex-presidente da casa, e ex-ministro da defesa, Aldo Rebelo, já deixou as coisas bem claras. Se não guardaram por alguma razão, o Petronotícias relembra as palavras dele em relação à base da decisão do IBAMA e da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva:A exploração que se quer fazer não está na Foz do Amazonas. Essa pesquisa está a 500 quilômetros da Foz. Agora imagine a distância entre o Rio e São Paulo. Ela tem pouco mais de 450 quilômetros, por exemplo. A foz está a 500 quilômetros. A pesquisa da exploração real fica a 170 quilômetros da costa do Amapá, como os poços explorados no Rio de Janeiro. Além disso, não há na Foz do Amazonas aqueles recifes de corais que o IBAMA e o Ministério Público dizem estar lá. Isso não existe. Conversei com os geólogos do Museu Paraense, que tem 150 anos de pesquisa da Amazônia. A Universidade Federal do Pará pesquisou por 30 anos a Foz do Amazonas. Foram corais há 20 mil anos. Hoje são outras formações rochosas. O parecer do Ministério Público foi baseado numa falsificação de pesquisas feitas pelo Greenpeace. Eles falsificaram as pesquisas da Universidade Federal do Pará. Isto está documentado”. Agora, é saber o que o INEEP e a FUP vão mostrar sobre o que conhecem da Margem Equatorial durante audiência na Câmara, marcada para amanhã (21), na Câmara. Rebelo mostra fatos e provas. Alguém viu o Greenpeace por aí correndo para desmentir as pesquisas Universidade do Pará e as declarações de Rebelo?

A diretora técnica do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), Ticiana Alvares, participará, comoteciana debatedora, da audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, que tratará da exploração de petróleo e gás na Foz do Amazonas. Representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), de Minas Energia (MME), da Petrobrás, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Ibama, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), e do Observatório do Clima, participarão da audiência pública, requerida pelo deputado Ivan Valente e que terá início às 10 horas, no Anexo II do Plenário 2, da Câmara dos Deputados. “A exploração de petróleo e gás na Foz do Amazonas requer coordenação política, transparência e um processo que envolva a participação de toda a sociedade”, diz Ticiana Alvares. 

bacelarO coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, também participará da audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Câmara dos Deputados. “Uma oportunidade muito importante para a ampliação e aprofundamento dos debates em torno do assunto, com a participação da sociedade brasileira. O processo decisório de licenciar ou não a exploração de petróleo na foz do Amazonas requer um processo institucional robusto de diálogo, participação, transparência, estudos e critérios técnicos e coordenação política”, declarou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of