CANADÁ COMEÇA ESTRATÉGIA PARA DOMINAR PRODUÇÃO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES | Petronotícias




faixa - nao remover

CANADÁ COMEÇA ESTRATÉGIA PARA DOMINAR PRODUÇÃO DE PEQUENOS REATORES NUCLEARES

CCCO Canadá lançou um processo para preparar um roteiro para explorar o potencial de aplicações de rede e fora de rede para a tecnologia de pequenos reatores modulares (SMR). O roteiro ajudará a posicionar o Canadá a se tornar um líder global no mercado SMR emergente, de acordo com a Natural Resources Canada (RNCan). O processo de roteiro, que terminará em outubro deste ano,  faz parte do Programa de Inovação Energética de RNCan, foi anunciado pelo Secretário Parlamentar,  Kim Rudd, em nome do Ministro dos Recursos Naturais, Jim Carr. Dirigido pelos governos provinciais e territoriais interessados e por serviços de energia, o exercício será entregue pela Associação Nuclear Canadense. Envolverá as partes interessadas para entender melhor suas opiniões sobre prioridades e desafios relacionados ao possível desenvolvimento e implantação de SMRs no Canadá.

A participação no roteiro se expandirá para incluir todos os parceiros habilitadores essenciais, incluindo fabricantes, pesquisadores, organizações de gerenciamento de resíduos e o regulador nuclear nacional, a Comissão Canadense de Segurança Nuclear (CCSN). De acordo com RNCan, o objetivo é promover a inovação e estabelecer uma visão de longo prazo para a indústria, bem como avaliar as características das diferentes tecnologias SMR e seu alinhamento com os requisitos e prioridades canadenses.  A organização nacional de ciência e tecnologia nuclear, Canadian Laboratories Nuclear (CNL), no ano passado, estabeleceu o objetivo de localizar um novo SMR em seu site do Chalk River até 2026, recebendo 19 manifestações de interesse na localização de um protótipo ou demonstração SMR em um site da CNL. A empresa canadense Terrestrial Energy, em junho do ano passado, iniciou um estudo de viabilidade para a localização do primeiro Reator Integrado,em Chalk River.

Atualmente, a CNSC está envolvida em avaliações de projetos de fornecedores pré-licenciados – um serviço opcional para avaliação de um projeto de usina nuclear com base em tecnologia de reator de um fornecedor – para dez pequenos reatores com capacidades na faixa de 3-300 MWe. Recebeu no início deste mês os seus mais recentes aplicativos VDR para o reator de água pressurizado integral de 50 MWe da NuScale Power e o micro reator da Westinghouse.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of