CANADÁ FECHA PARCERIA PARA EXPORTAR HIDROGÊNIO PARA ALEMANHA A PARTIR DE 2025
Os primeiros-ministros do Canadá e da Alemanha, Justin Trudeau e Olaf Scholz, assinaram nesta semana um acordo entre os países visando a produção e exportação de hidrogênio verde para a Europa a partir de 2025. A parceria foi firmada durante uma cerimônia na cidade portuária de Stephenville, na província canadense de Terra Nova e Labrador. Sob o acordo, o Canadá exportará hidrogênio gerado por energia eólica offshore para a Alemanha, uma vez que o país europeu procura afastar-se das importações russas. Embora a guerra na Ucrânia tenha causado uma crise imediata, a Alemanha também está buscando soluções sustentáveis de longo prazo.
“Não podemos, como mundo, continuar a depender de países autoritários que armarão a política energética como a Rússia, que não se preocupam com resultados ambientais, direitos trabalhistas ou mesmo direitos humanos”, disse Trudeau. O Canadá espera exportar hidrogênio para a Europa dentro de três anos.
A cidade de Stephenville, onde o acordo foi assinado, será palco de uma grande usina para conversão de energia eólica offshore em hidrogênio e amônia. Contudo, há ainda um longo caminho pela frente. O empreendimento World Energy GH2, que incluiria 164 turbinas eólicas, ainda não passou pela aprovação ambiental provincial, e os moradores foram informados sobre isso apenas em reuniões que começaram em junho.
O primeiro-ministro alemão disse que o hidrogênio desempenhará um papel importante no futuro fornecimento de energia do país. “A Alemanha espera uma demanda de 90 a 110 terawatts-hora de hidrogênio em 2030. Acreditamos que o Canadá Atlântico apresenta uma grande oportunidade para nós, mas também para o Canadá, de contribuir para uma transição de energia verde. O Canadá é um parceiro próximo e com ideias semelhantes na transição energética”, finalizou Scholz.
Deixe seu comentário