CANADENSES DÃO PASSO IMPORTANTE NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA COM A PRODUÇÃO DE UM ISÓTOPO RARO | Petronotícias




faixa - nao remover

CANADENSES DÃO PASSO IMPORTANTE NO TRATAMENTO DO CÂNCER DE PRÓSTATA COM A PRODUÇÃO DE UM ISÓTOPO RARO

ASAA medicina nuclear andou três casas para frente com o anúncio de duas organizações de pesquisa canadenses, que  concluíram a primeira produção conjunta de Actinium-225 (Ac-225), um dos mais raros radioisótopos médicos do mundo. O isótopo, de alta pureza, foi produzido usando um Cíclotron de alta energia no centro de aceleradores de partículas TRIUMF, em Vancouver, e processado nos laboratórios de Chalk River, também no Canadá, no Nuclear Laboratories (CNL), em Ontário. O Ac-225 é um isótopo emissor de alfa que pode ser combinado com uma proteína ou anticorpo que mata especificamente células cancerígenas.  As moléculas específicas do câncer procuram e destroem apenas as células cancerígenas, deixando o tecido saudável circundante intacto, em uma forma de tratamento conhecida como terapia alfa direcionada. Com uma meia-vida curta de apenas 10 dias, o actínio decai sem se acumular no corpo do paciente.

Essa forma de tratamento mostrou grande potencial em estudos iniciais com pacientes com câncer de próstata para os quais as terapias convencionais não funcionaram, e os pesquisadores estão ansiosos para tentar a abordagem com uma ampla gama de cânceres. A notícia que não empolga neste caso é a confirmação de que os suprimentos globais atuais de Actinium-225 seriam suficientes apenas para tratar muito poucos pacientes anualmente. Os especialistas dizem que é a  droga mais rara na saTerra. Mark Lesinski(foto principal), presidente e diretor executivo da CNL, disse que  “Embora a terapia alfa direcionada usando o Actinium-225 seja uma das novas formas mais promissoras de tratamento do câncer, a pesquisa foi limitada devido à escassez global do isótopo. Juntos, a CNL e o TRIUMF agora demonstraram com sucesso a viabilidade de nossos processos de produção e separação, o que poderia eventualmente permitir centenas de milhares de tratamentos médicos todos os anos no Canadá e no mundo. Essa conquista é um grande salto à frente na disponibilidade de um dos isótopos médicos mais raros do mundo “.

xsssaaJonathan Bagger(foto a esquerda), diretor do TRIUMF, disse que “o ciclotron 520MeV no  nos permite produzir Actinium-225 em um nível de pureza impossível com ciclotrons menores.  O método de produção agora demonstrado com sucesso pode ser ampliado para produzir quantidades mais significativas do Ac-225. Ainda há um longo caminho a percorrer antes que esses tratamentos estejam geralmente disponíveis ao público, mas superamos um grande obstáculo que impediu os pesquisadores de verificar os resultados promissores que foram vistos nos primeiros testes de laboratório.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of