CANDIDATO A CANDIDATO À PRESIDÊNCIA HENRIQUE MEIRELLES DEFENDE A VENDA PULVERIZADA DA PETROBRÁS
O pré-candidato do MDB à Presidência, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, já tem uma bandeira na luta para chegar a presidência nas próximas eleições: a pulverização do capital da Petrobrás, com o aumento da participação de acionistas privados. Mas, ressaltou que não se trata de uma venda da empresa para um único investidor, mas sim o crescimento da fatia de acionistas minoritários. A defesa da venda do capital da Petrobrás foi durante uma sabatina feita pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília. Henrique Meirelles disse que a perda de controle da União é algo para o futuro, a ser pensando de forma gradual, e defendeu uma gestão profissional para a empresa, com um papel de decisão por parte do governo. “ A ideia é aumentar a participação privada e não vender a Petrobrás, no sentido clássico de vender para um único investidor. Não podemos criar um monopólio privado. Seria uma participação, aumentando a participação do público na Petrobrás. Irámos pulverizar o capital da companhia.”
Em relação à questão dos combustíveis, o ex-ministro considera que a a política de preços da Petrobrás tem que ser mantida do ponto de vista de custear a empresa. Ele propôs a criação de um fundo de estabilização, para manter o preço estável na bomba. “ Esse fundo seria usado para compensar perdas na arrecadação de impostos e para a estatal quando o preço do petróleo caísse, sem a necessidade de repassar o efeito ao consumidor. A política de preços da Petrobrás deve obedecer a estrutura de custo da empresa. Mas outra coisa é a bomba: proposta que é a criação de estabilização de preços na bomba. Seria como Chile, mas ao contrário. Quando o preço do petróleo cai, é o momento em que se aumentam os impostos e esses recursos iriam para um fundo de estabilização. Quando o preço cair, e os impostos também caírem, o fundo seria utilizado para compensar”.
Novidade, é um banqueiro que se preocupa somente com Miami ou Wall Street. O pais é um mero detalhe. São pessoas que tem patriotismo zero basta pegar um avião é morar na casa do exterior. Este senhor é um dos representantes da agenda negativa do senhor Temer.