faixa - nao remover

CAPACIDADE DE COGERAÇÃO NO BRASIL CHEGOU A 19,57 GW, CELEBRA COGEN

Newton DuarteA cogeração em operação comercial no Brasil se aproxima dos 20 GW de capacidade, segundo novos dados da Associação da Indústria da Cogeração de Energia (Cogen) revelados hoje (16). De acordo com a entidade, houve um incremento total de 410,7 MW na cogeração brasileira durante janeiro de 2022. O crescimento registrado no mês passado veio a partir do acréscimo de 1,43 MW de biogás decorrente da ampliação da oferta da usina Asja Jaboatão (Jaboatão dos Guararapes – PE) e de 409,31 MW de licor negro oriundo da nova usina da Bracell (Lençóis Paulista – SP) — a UTE Bracell.

Assim, o Brasil conta agora com 634 usinas de cogeração com 19,57 GW de capacidade instalada, o que corresponde a 10,7% da matriz elétrica brasileira (182,1 GW). Isso equivale a 1,4 vezes o total da capacidade instalada da usina de Itaipu. “A cogeração é uma energia firme, que traz segurança ao sistema elétrico. Em 2021, a cogeração prestou uma contribuição muito relevante de suprimento de energia em um momento que o País atravessou uma de suas mais graves crises hídricas”, explicou o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte.

Do total da capacidade brasileira de cogeração, 61% correspondem à produção de energia movida a biomassa de cana-de-açúcar. A cogeração a partir de gás natural responde por uma fatia de 16,1%. Em seguida, com 15,7%, aparece o licor negro (subproduto do processo de tratamento químico da indústria de papel e celulose). A cogeração derivada de cavaco de madeira chega a 4,3% e a produzida via biogás detém 1,9% Outras fontes completam o quadro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of