ONS PREVÊ QUE CAPACIDADE DE GERAÇÃO DE ENERGIA DO BRASIL DEVE CRESCER EM 22 GW ATÉ 2026
Um novo relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado hoje (29) indica as previsões de expansão do setor elétrico brasileiro até 2026. Segundo o documento, haverá um acréscimo de 22 GW de capacidade instalada ao longo dos próximos quatro anos, resultando em 196 GW de capacidade de geração elétrica.
O relatório, chamado de Sumário Executivo do Plano da Operação Energética (PEN 2022), aponta ainda que as usinas eólicas e solares responderão por 13,7 GW da expansão prevista até 2026. As hidrelétricas continuarão no papel de principal fonte de geração, apesar da redução da participação na matriz elétrica, de 62,6% em dezembro de 2021 para 56% em dezembro de 2026.
Outro ponto de destaque apontado no documento é a previsão de significativo crescimento no número de instalações de Mini e Micro Geração Distribuída (MMGD), principalmente a partir da fonte solar. No horizonte do plano este crescimento agrega mais de 10 GW de potência no sistema, o que trará novos desafios para a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), como por exemplo, a necessidade de compensar o efeito da rápida redução de potência da MMGD solar no final do dia.
“Assegurar a adequada representação do Sistema Interligado Nacional é fundamental para que as condições de atendimento avaliadas sejam as mais assertivas possíveis, o que exige que estejamos sempre revendo as nossas metodologias”, destacou o diretor de planejamento do ONS, Alexandre Zucarato.
Deixe seu comentário