CAPACIDADE DE TRANSMISSÃO DE ITAIPU AUMENTA EM 25%
Foi inaugurado na última quinta-feira o conjunto de transformadores que aumentou em 25% a capacidade de transmissão de energia da Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional para o Paraguai. Este último banco de transformadores, instalados em uma subestação da usina, tem como função baixar a tensão da energia produzida por Itaipu. O equipamento também deve melhorar a estabilidade do sistema de manutenção, ocasionando menos quedas de energia.
De acordo com a diretoria da hidrelétrica, a instalação dos transformadores é um esforço conjunto dos governos brasileiro e paraguaio, para que o Paraguai conquiste sua soberania energética e, portanto, maior desenvolvimento econômico. Segundo o presidente paraguaio Fernando Lugo, que participou da inauguração, o equipamento ajudará o país a suportar a demanda energética para os meses de fevereiro e março, previstas como as maiores demandas da história do país.
A hidrelétrica de Itaipu possui potência de 14 mil megawatts, dividida igualmente entre os dois países. Porém, como não consome toda sua parte, o Paraguai vende o excedente para o Brasil, que em 2011 teve 17% do seu consumo de energia alimentado por Itaipu, contra 73% do Paraguai.
Deixe seu comentário