CAPACIDADE INSTALADA BRASILEIRA AUMENTARÁ EM 17 MIL MW NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS
O cenário de temor quanto a um possível racionamento de energia elétrica do início deste ano não deve se repetir nos próximos, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho (foto). Durante o 2º Fórum de Geração Termelétrica – Cenários, realizado no Rio de Janeiro, Ventura Filho afirmou que cerca de 8 mil MW entrarão em operação no sistema em 2016 e outros 11 mil MW entrarão em operação em 2017.
O secretário do MME disse que este será um choque de oferta, um montante significativo que diante de um mercado mais reduzido que está posto hoje no país, traz uma situação que tende a caminhar para o conforto. A origem desta energia serão usinas em fase final de construção que foram viabilizadas em leilões A-5 realizados em 2011 e 2012 e de outros leilões.
De acordo com Ventura Filho, essas usinas foram definidas com uma previsão de mercado maior que a que está acontecendo atualmente, devido à queda no consumo de energia. Mesmo atrasos na entrada em operação dos empreendimentos não prejudicarão a previsão do MME, afirmou o secretário durante o evento.
Ele também ressaltou que o parque gerador que entra em operação esse ano, de cerca de 6 mil MW é maior que o do ano passado, sendo que o mercado está menor, podendo equilibrar a oferta e a demanda.
Deixe seu comentário