CAPACIDADE INSTALADA DE COGERAÇÃO COM BIOMASSA CHEGA A 10 MIL MW
A capacidade instalada de cogeração de energia elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar chegou a marca de 10.000 MW de potência instalada, efetivamente fiscalizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).
A biomassa de cana já representa 7% da matriz energética brasileira, atrás apenas das fontes hídrica e gás natural. A energia gerada pela fonte já é quase 2,5 vezes maior que a capacidade instalada das termelétricas à base de óleo combustível e de diesel e três vezes maior que a do parque gerador à base de carvão mineral.
A utilização desta fonte energética é muito importante para a diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. De acordo com o gerente em bioeletricidade da Unica, Zilmar de Souza, somente em 2014, a emissão de CO2 foi reduzida em oito milhões de toneladas.
Apesar dos 10.000 MW alcançados, o executivo afirmou que o ritmo de expansão da geração energética a partir de biomassa de cana-de-açúcar vem caindo nos últimos anos. Para demonstrar isso, Zilmar de Souza afirmou que a expectativa de acréscimo de 633 MW para este ano representa apenas 36% dos 1.750 MW instalados em 2010.
Deixe seu comentário