CARBOFLEX CRESCE 47% E PODE TRIPLICAR QUADRO DE FUNCIONÁRIOS | Petronotícias




faixa - nao remover

CARBOFLEX CRESCE 47% E PODE TRIPLICAR QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

Por André Martins / Petronotícias

Há 25 anos atuando no mercado petrolífero brasileiro, a Carboflex, sediada na Bahia e com capital 100% nacional, trabalha com o desenvolvimento de sistemas de fluidos para perfuração, serviços de engenharia, controle de sólidos, gerenciamento de resíduos, planta de fluidos e apoio logístico, além de atuar constantemente no segmento de perfuração e completação de poços, para campos onshore e offshore. Além disso, a empresa mantém convênios com o Senai da Bahia e com o Laboratório de Pesquisa em Petróleo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para capacitação e recrutamento. O gerente geral de negócios da Carboflex, Manoel Cidreira, contou que a empresa cresceu 47% em 2012 e pode até triplicar o número de funcionários este ano, caso feche um contrato que ainda está em negociação com a Petrobrás.

Qual é a estrutura da Carboflex atualmente?

Nós temos cinco unidades produtivas, que são nossas fábricas de fluidos. Temos também mais duas de apoio. Pelo Brasil, estamos alocados em Manaus (AM), Mossoró (RN), Aracajú (SE), São Sebastião do Passé (BA) e Serra (ES). Mantemos também nosso Centro de Distribuição em Macaé, no Rio de Janeiro.

Há planos de atuar em outros países?

Já recebemos diversas propostas para trabalharmos, por exemplo, nos Emirados Árabes Unidos, Colômbia, Equador e Peru. Entretanto, acreditamos que até 2015 temos que amadurecer muito aqui no nosso país. Sinceramente, não vemos necessidade alguma de sair do Brasil neste momento.

Qual foi a estratégia de crescimento nos últimos anos?

Para o ano de 2012 houve um aumento significativo do nosso portfólio de serviços. Buscamos incessantemente a diferenciação no mercado, com preços competitivos, indústria local, oportunidades de mão de obra locais. Nossos colaboradores, por exemplo, já vêm preparados pela própria indústria na maioria das vezes. Alguns trabalharam anos na concorrência. Nosso diferencial está em montar um quadro gerencial de coordenadores experientes, mesmo sendo novos talentos. Além disso, valorizamos a mão de obra local.

Quais foram os resultados da empresa em 2012?

Para efeito de comparação, o PIB nacional em 2012 registrou um aumento de 1,2%, enquanto a Carboflex, comparando-se a 2011, cresceu 47%. Em 2011, comparando-se a 2010, tivemos um crescimento registrado de 36,5%. São números bem expressivos e que mostram o quanto estamos trabalhando para manter este crescimento cada vez mais constante.

Há quanto tempo a Carboflex tem o CRCC da Petrobrás?

Já estamos há 25 anos neste cadastro. E é claro que, para conseguir este cadastro, tem que haver justificativas técnicas que possibilitem a entrada neste ‘grupo’. Além de vender produtos, nós vendemos produtos associados de perfuração, como sistemas e equipamentos.

Que trabalhos no setor de sustentabilidade já foram feitos pela Carboflex?

Estamos trabalhando bastante neste setor. Temos um em especial, denominado “Recuperação inteligente de solo”. Estamos em fase de conclusão deste projeto, por isso ainda não entraremos em detalhes sobre ele. De qualquer forma, a Carboflex tem ações trabalhadas dentro da organização, como por exemplo, a não utilização de copos descartáveis, dentre outros. Algumas bases da empresa têm coleta seletiva.

Quais as perspectivas da empresa para os próximos anos?

Passamos por um ano de muitas provas e de credenciamento para participação de um grande projeto da Petrobrás, que ainda está em fase de licitações e deve ser concluído em maio deste ano. Se sairmos vencedores neste projeto, poderemos, por exemplo, triplicar o número de funcionários em nossa organização. Além disso, manteremos em nossa organização a participação de nossos colaboradores em palestras de mercado offshore. Fizemos também um consórcio com uma empresa internacional para a criação de uma planta de gestão e industrialização de fluidos em Niterói (RJ). É mais um dos projetos da Carboflex que ainda não podemos detalhar, por estar em trâmites administrativos. 

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Edna Rodrigues Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Edna Rodrigues
Visitante
Edna Rodrigues

Gostaria de receber noticias sobre o segmento.