faixa - nao remover

CARGA DE ENERGIA NO SIN DEVE CRESCER 3,5% AO ANO ATÉ 2029

linhastransmissaoA carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) deverá crescer, em média, 3,5% ao ano entre 2025 e 2029. A projeção consta na 2ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética, divulgada na última semana pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em conjunto com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Para 2025, a estimativa é de uma alta de 1,9% na carga global, totalizando 81.542 MW médios. Já para 2029, a previsão é de que o volume atinja 94.958 MW médios. As projeções levam em conta a incorporação da Micro e Minigeração Distribuída (MMGD) e a interligação do estado de Roraima ao Subsistema Norte do SIN, prevista para ocorrer em 30 de setembro de 2025.

A expectativa de crescimento do PIB para 2025 também foi ajustada, passando de 2,2% para 2,3%, em função de um desempenho acima do esperado no primeiro trimestre e da resiliência do mercado de trabalho. Esses fatores ajudaram a compensar os efeitos de um cenário com pressão inflacionária e manutenção da política monetária restritiva. As projeções para os anos seguintes foram mantidas, com atualização pontual na estimativa de crescimento do PIB em 2026.

Os dados detalhados da revisão serão apresentados em um workshop na próxima quarta-feira (6), das 14h às 17h, por meio da plataforma Webex. O evento é direcionado a agentes do setor elétrico, como distribuidoras, geradoras, comercializadoras e consumidores livres.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of