CARIOCA ENGENHARIA SAI DA LISTA NEGRA E JÁ PODE FAZER OBRAS PARA A PETROBRÁS
A Petrobrás tirou a Carioca Engenharia de sua lista negra. A diretoria da empresa aprovou assinatura de um acordo para que a empreiteira volte a ter possibilidades de fazer obras para a companhia estatal e concorrer a obras ou contratos de serviços. A construtora já fechou acordo de leniência com o Ministério Público Federal adotou medidas com o objetivo de corrigir e sanear irregularidades praticadas por seus representantes. Em delação premiada, executivos da Carioca admitiram ter pago propina ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso na Penitenciária de Curitiba acusado de ter fraudado licitações da estatal. Pelo acordo de leniência, a empresa pagou multa de R$ 100 milhões.
Para voltar a participar de licitações da Petrobras, a construtora terá que manter um programa anticorrupção sujeitos a verificação contínua por parte da estatal. Até o momento somente duas empresas já deixaram a lista: a TKK Engenharia, após o arquivamento de seu processo pela CGU (Controladoria Geral da União) e a Setal Engenharia. A lista suja foi criada em Dezembro de 2014, na Gestão de Graça Foster. Ainda hoje tem 22 empresas suspensas preventivamente por ter sido citadas na Operação Lava Jato, mesmo que nada tem sido comprovado contra algumas delas.
Em nota divulgada pela Petrobrás na manhã desta sexta-feira(26), a diz que “segue acompanhando o andamento de eventuais acordos de leniência e adoção de medidas de conformidade pelas demais empresas da lista do bloqueio cautelar, analisando a situação de outras companhias que já fizeram acordo de leniência.”
ACORDO DE LENIÊNCIA E MP 703: PROCEDIMENTO LEGAL COM PREVISIBILIDADE NA NORMA ANTICORRUPÇÃO VIGENTE OU SALVO-CONDUTO NO RESGATE DE EMPRESAS CORRUPTAS? https://www.linkedin.com/pulse/acordo-de-leni%C3%AAncia-e-mp-703-procedimento-legal-com-na-pereira Acordos de Leniência, não forma como estão sendo tratados e regulamentados constitui mais uma invenção daqueles que arquitetaram e montaram o aparelhamento político nas empresas públicas e se fizeram omissos aos atos de corrupção generalizada que foram engendrados nessas empresas a partir de 2003, início do governo do PT. Vejam artigo publicado na Rede Linkedin por J.B.Assis Pereira, Engº Aposentado da Petrobras que denominou “GÊNESIS DA CORRUPÇÃO NA PETROBRAS” https://www.linkedin.com/pulse/g%C3%AAnesis-da-corrup%C3%A7%C3%A3o-na-petrobras-jo%C3%A3o-batista-assis-pereira?trk=pulse_spock-articles Como já dizia o brilhante jornalista Modesto Carvalhosa… Read more »
PETROBRAS: PARECE QUE A PRISÃO DE GESTORES NA ESTATAL NÃO VAI ACABAR NUNCA. Cada operação da Lava Jato leva pelo menos um Executivo da Petrobras para passar uma temporada em Curitiba. A teoria é bastante intuitiva: esses gerentes, se não participaram diretamente nos ilícitos foram co-autores dos crimes cometidos na Estatal, considerando que sabiam da roubalheira que fluía nos negócios que gerenciavam e nada fizeram para impedir ou contrapor o crime, unicamente para manter-se em seus cargos de elevada remuneração e bonificação ao longo da última década. Nesse sentido, o juiz Moro deveria agir preventivamente e decretar prisão de todos… Read more »
E o custo final das obras feitas pela Carioca Engenharia no Estaleiro Inhaúma? Rolou muito concreto lá! Contratação direta e outras tantas esquisitices… só na Petrobras mesmo…