Naturgy
faixa - nao remover

CASA DOS VENTOS INSTALOU O PRIMEIRO LIDAR DE NACELE DO BRASIL PARA MEDIR VENTOS EM PARQUE EÓLICO NO RIO GRANDE DO NORTE

1728506372744A Casa dos Ventos instalou o primeiro LiDAR (Light Detection and Ranging) de nacele do Brasil no Complexo Eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, em parceria com a Vestas. O equipamento opera emitindo pulsos de laser que medem a velocidade e a direção do vento a até 700 metros à frente do aerogerador, na mesma altura da torre. Com essa tecnologia, será possível obter mais precisão na análise da curva de potência das turbinas, identificar desalinhamentos em relação à direção do vento e otimizar o desempenho dos aerogeradores.

O equipamento de última geração reforça a estratégia da companhia de utilizar inovação e tecnologia para aprimorar a operação de seus ativos. A adoção do LiDAR de nacele nos permitirá elevar ainda mais o nível de conhecimento técnico da empresa e otimizar o desempenho dos nossos ativos. Com essa inovação, a Casa dos Ventos reafirma seu compromisso com a excelência operacional e a transição energética, consolidando-se como uma das empresas mais inovadoras do setor de energia renovável no Brasil”, comenta João Caldas (foto), diretor de Inovação da Casa dos Ventos.

A tecnologia será aplicada tanto na fase de operação e manutenção quanto no desenvolvimento de novos projetos, como parte da avaliação do recurso eólico (“Wind Resource Assessment”). Entre os usos previstos estão o estudo do efeito esteira — que avalia a influência de uma fileira de aerogeradores sobre outra (“wake effect”) — e a análise da desaceleração do vento antes de atingir as turbinas (“blockage”).

A primeira campanha de medições acontece no Complexo Eólico Rio do Vento, em parceria com a Vestas, e servirá para validar os dados do LiDAR de nacele, comparando-os com medições realizadas em torres anemométricas. A empresa já conta com uma vasta experiência na utilização desses equipamentos e agora amplia o uso para otimizar ainda mais a geração de energia renovável”, acrescenta Breno Torres Carvalho, engenheiro de Desempenho e Confiabilidade da Casa dos Ventos.

Para Rafael De Vecchi, Vice-Presidente de Tecnologia da Vestas para a América Latina, a iniciativa representa um avanço importante para o setor. “Esse é um avanço muito estratégico para a evolução do setor e estamos muito orgulhosos de poder apoiar nosso cliente Casa dos Ventos na exploração de novas tecnologias e projetos de inovação. Como bem comentado, a implementação do LiDAR de nacele permite ampliar a quantidade e qualidade de dados disponíveis, além de proporcionar uma compreensão mais profunda do comportamento das turbinas em condições operacionais típicas brasileiras. Este é um aspecto crucial da segurança da turbina eólica, pois evita possíveis danos às pontas das pás e garante que a turbina opere com eficiência máxima. Esta colaboração é um testemunho do nosso compromisso contínuo com a inovação e a excelência tecnológica”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of