CASA DOS VENTOS VAI FORNECER ENERGIA PARA ABASTECER A TIVIT EM TODO BRASIL

zazazazazA Casa dos Ventos, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, assinou contrato de compra e venda de energia renovável de longo prazo com a TIVIT, multinacional brasileira de soluções digitais, para fornecer energia eólica aos seus 30 escritórios e quatro data centers espalhados pelo país. O acordo prevê o fornecimento de toda demanda de eletricidade da empresa a partir de 2022 através do complexo Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte. Com potência instalada de 504 MW e investimento de R$ 2,4 bilhões, o complexo eólico Rio do Vento é formado por oito Sociedades de Propósito Específico (SPE), o que possibilita a negociação de contratos no mercado livre com empresas de porte e setores diferentes. Além do fornecimento de energia, os consumidores ainda possuem uma opção de se tornarem acionistas da SPE, se tornando autoprodutores e reduzindo ainda mais seu custo total de eletricidade.

Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, disse que  “Funciona como um grande condomínio, onde diversas companhias se beneficiam das economias de escala do projeto como um todo. Dessa forma, destaca o executivo, a Casa dos Ventos pretende facilitar o acesso a fonte eólica e o modelo de autoprodução para empresas não eletrointensivas. Trouxemos ineditismo ao Ambiente de Contratação Livre quando customizamos os parques de Rio do Vento às diferentes necessidades de nossos clientes. Inovamos ao swsswoferecer um privilégio que era restrito aos grandes consumidores que podiam investir em usinas próprias e se tornarem autoprodutores. No nosso caso, o cliente tem a opção de se tornar autoprodutor, com os riscos de construção e operação mitigados e se beneficiando da escala que trouxemos ao complexo.”

Rio do Vento é um projeto onde os ventos que sopram na região são intensos e constantes, característica climática que permite trabalhar com contratos e tarifas mais competitivos. A previsibilidade de tarifas em contratos de longo prazo também é um atrativo para as companhias, que se protegem das volatidades de preço. Além da TIVIT, a desenvolvedora brasileira de projetos eólicos assinou recente parceria com a Vulcabrás Azaleia, no valor de R$ 150 milhões, que prevê o fornecimento de 7 MW para as operações da empresa calçadista.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of