faixa - nao remover

CASTELLO BRANCO GARANTE O ABASTECIMENTO DE GLP DURANTE A PANDEMIA

CASTELLO BRANCO 2020O presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, declarou que o Brasil não corre o risco de desabastecimento de GLP (gás de cozinha), já que a empresa está reforçando seus estoques com importações do produto. A estatal já recebeu um primeiro carregamento de GLP da Argentina, no início da semana. O navio vindo do país vizinho trouxe um volume do combustível equivalente a 1,6 milhão de botijões de 13 kg.

Pelo menos outros dois carregamentos de GLP estão previstos para os próximos dias: o primeiro na segunda-feira e outro no dia 10. “No curtíssimo prazo, teremos 5 milhões de botijões de gás de 13 kg no mercado. Não há razão nenhuma para se pensar em desabastecimento”, declarou o executivo. Castello Branco também explicou que a produção nacional de GLP nas refinarias da empresa já está sendo reduzida e que isso será compensado pelas importações. A companhia também está reduzindo a produção de outros derivados, como a querosene de aviação, nafta e gasolina.

No caso da gasolina, o produto teve uma queda de demanda de 60% no Brasil em virtude da menor movimentação de carros nas cidades brasileiras. “Temos que trabalhar firmes para evitar o excesso de estocagem [de derivados] e, ao mesmo tempo, estamos exportando. E temos sido bem sucedidos em termos de exportação – não em receita, mas sim em volume”, explicou. “As perspectivas [relacionadas à exportação] são boas. A atividade na China está se recuperando. Então, os chineses voltaram a comprar com intensidade. Estamos tendo um bom desempenho com óleo cru e com o bunker oil”, completou.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of