CBMM DESENVOLVE PEÇAS ESPECIAIS COM NIÓBIO E ATÉ SUBSTITUINDO O MOBILIDÊNIO QUE É USADO EM RADIOFÁRMACOS | Petronotícias




faixa - nao remover

CBMM DESENVOLVE PEÇAS ESPECIAIS COM NIÓBIO E ATÉ SUBSTITUINDO O MOBILIDÊNIO QUE É USADO EM RADIOFÁRMACOS

Erico-Franca-e-Zequinha-Giaffone-Credito-Panoptica-1536x1024A CBMM, líder mundial na tecnologia do Nióbio, vem desenvolvendo soluções diferenciadas e novas aplicações para o metal, buscando o atendimento de setores estratégicos da economia global que, cada vez mais, se apoiam no uso do Nióbio para a oferta de produtos compatíveis com as necessidades do futuro, alinhados às megatendências globais de eletrificação, urbanização, sustentabilidade e transformação digital. A empresa com sede em Araxá-MG reforçou seu compromisso de desenvolvimento da cadeia brasileira, apresentando cases relevantes para a indústria de mobilidade em termos de materiais avançados, com potencial de melhoria de performance, redução de emissões e retorno financeiro. Todos os projetos foram desenvolvidos no país, em parceria com empresas também brasileiras. Um dos destaques entre os cases expostos foi a utilização de Nióbio aplicado em materiais fundidos para a fabricação de turbocompressores e discos de freios para veículos pesados e de passeio.

Disco de Freio com Nióbio

Disco de Freio com Nióbio

Nessas aplicações, o Nióbio pode ser sinônimo de custos mais baixos de produção, uma vez que o principal benefício é a substituição de matérias primas como o molibdênio, onde, ao utilizar Nióbio, apenas metade da quantidade do material é necessária para manter as propriedades de resistência e performance do produto final. O Molibidênio 99 é a base de muitos radiofármacos, embora não há notícias ainda sobre testes neste sentido. Além disso, as aplicações no aço também puderam ser conferidas de perto pela indústria, como o resultado do projeto desenvolvido em parceria com a Bruning Tecnometal, onde o Nióbio desempenhou papel fundamental na produção de peças utilizados em veículos pesados como tratores e caminhões através de um processo inovador de estampagem a quente de aço de ultra alta resistência em chapas com espessuras maiores.

Turbocompressor com Nióbio_Divulgação CBMMÉrico França, analista de desenvolvimento de mercado da CBMM, explicou: “Para a CBMM, que é desenvolvedora da indústria de Nióbio e cuja capacidade produtiva está acima da demanda mundial, participar de eventos com toda a cadeia nos dá a oportunidade de estar com o usuário final, em caráter consultivo, e apresentar as alternativas inovadoras existentes. Criando oportunidades de negócios com entregas mais avançadas e promovendo o crescimento do mercado”. O uso do Nióbio pode ser considerado de alto impacto quando avaliamos projetos de alta tecnologia, garantindo importantes avanços na direção de transformar a maneira como o mundo se transporta, comunica e consome.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of