faixa - nao remover

CCEE REGISTRA AUMENTO DE 6,8% NO CONSUMO DE ENERGIA NO PAÍS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE

linha-transmissaoO Brasil consumiu 71.317 megawatts médios de energia no primeiro semestre de 2024, um aumento de 6,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram relevados hoje (30) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que monitora em tempo real o setor e fornece análises para apoiar as decisões do mercado.

A CCEE diz que o aumento se deve ao calor no país, que resultou no uso mais intenso de aparelhos de ar-condicionado durante os dias mais quentes. Além disso, a performance dos 15 setores econômicos monitorados pela Câmara de Comercialização, que compram sua energia no mercado livre, também favoreceu o resultado. O ambiente regulado registrou um consumo de 44.551 MW médios, 5,3% superior ao da primeira metade do ano passado, enquanto o segmento livre utilizou 26.760 MW médios, um aumento de 9,5% no comparativo anual.

Todos os 15 setores monitorados pela Câmara de Comercialização registraram aumento no consumo de energia nos seis primeiros meses deste ano. Destaque para os ramos de Saneamento (40%), Serviços (24%) e Comércio (23%), os dois últimos também influenciados pela variação da temperatura. Nos dias mais quentes, estabelecimentos comerciais como shoppings e supermercados, além do ramo de hotelaria, costumam usar com mais intensidade aparelhos de ar-condicionado.

Os dados não consideram a exportação de energia elétrica para a Argentina e o Uruguai, que foi de 136 MW médios no primeiro semestre. Considerando o montante exportado em 2024 e no mesmo período de 2023, o SIN (Sistema Interligado Nacional) apresentou um crescimento de 4,8%, enquanto o ACL (Ambiente de Contratação Livre) cresceu 4,1%.

A primeira metade do ano foi marcada pela boa performance das energias renováveis. As hidrelétricas, que são a principal fonte do país, entregaram mais de 54 mil MW médios à rede, volume 2,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Eólicas, solares e usinas a biomassa, que produziram mais no comparativo anual, juntas geraram mais de 15 mil MW médios.

Veja abaixo o detalhamento do relatório da CCEE:

tabela

tabela2

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of