faixa - nao remover

CEARÁ PODE TER NOVAS ÁREAS PARA EXPLORAÇÃO EM ÁGUAS PROFUNDAS

O governador Cid Gomes (foto) deve estar comemorando o ano de 2012, já que o Ceará tem grandes perspectivas para o futuro, seja com a siderúrgica e o porto do Pecém ou com a refinaria Premium II, da Petrobrás. Mas as novidades não param em logística, siderurgia e abastecimento, já que a exploração e produção também devem ser pontos fortes do estado nos próximos anos. A prova disso é um estudo da ANP que aponta novas áreas com potencial para ocorrência de petróleo e gás, inclusive com oportunidades em águas profundas. As áreas estariam localizadas na Bacia do Ceará, entre 50 e 2.500 metros de profundidade, e foram detectadas após levantamento geoquímico na região, concluído em maio.

A notícia traz boas expectativas, sobretudo pelo fato de que, até o momento, o Ceará quase só tem explorado petróleo em águas rasas (até 50 metros), quando se trata de atuação no mar.

Foram investidos R$ 12,7 milhões nas pesquisas, que começaram em janeiro do ano passado, e coletaram mil amostras do assoalho oceânico. O estudo divide a área total, de 9,4 mil quilômetros quadrados, em três sub-bacias: Piauí, Acaraú e Icaraí.

De acordo com Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, a agência considera a hipótese de incluir as novas áreas na décima segunda rodada de licitações, que ainda está sendo definida. Com as regiões da Bacia do Ceará, seriam ofertados também pontos no Acre, no Piauí, no Mato Grosso, no Maranhão e no Paraná.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of