CEMIG REALIZA EVENTO PARA ESTIMULAR PROCESSOS DE EMPRESAS DE MICROGERAÇÃO DE ENERGIA | Petronotícias




faixa - nao remover

CEMIG REALIZA EVENTO PARA ESTIMULAR PROCESSOS DE EMPRESAS DE MICROGERAÇÃO DE ENERGIA

Evento Cemig01A Cemig promoveu um seminário inédito no país para aproximar o setor de distribuição de energia e empreendedores desse mercado emergente. O evento, realizado em Belo Horizonte, teve o objetivo de discutir a regulação e os processos de solicitação e planejamento desse tipo de tecnologia.  No Brasil, a Aneel estabelece que as fontes de geração distribuída devem ser renováveis, tais como painéis fotovoltaicos e geradores hidráulicos e eólicos, dentre outras fontes. Para efetivar a ligação, é necessário que o consumidor solicite à concessionária de energia o acesso à sua rede de distribuição. Para impulsionar essa tecnologia, o governo de Minas Gerais estimula a produção e a comercialização dessa energia no Estado a estabelecimentos com atividade de geração, transmissão ou comercialização de energia solar. A nova norma amplia para 20 anos o prazo para a concessão de créditos de ICMS relativos à aquisição de energia solar produzida no Estado. Esse é um importante incentivo ao desenvolvimento da energia solar fotovoltaica.

De acordo com o gerente de Proteção à Receita e Faturamento da Distribuição da Cemig, Ronaldo de Oliveira, as solicitações de projeto de minigeração, cuja potênciaEvento Cemig 02 instalada é de 75 kW a 5 MW, vêm aumentando exponencialmente. Entre 2012 e 2017, a companhia havia recebido 100  solicitações desse tipo, enquanto que, somente em 2018, 500 novos pedidos já foram registrados. Além disso, Ronaldo de Oliveira destacou o processo de otimização que a Cemig está passando para conseguir atender as empresas de geração distribuídas com mais agilidade e eficiência.

A Cemig é a maior empresa em números de conexão de microgeração (empreendimentos cuja potência instalada é de até 75 kW), com mais de 6 mil ligações. A área de concessão da Cemig possui 24% da potência instalada no Brasil.   Com as novas regras da Aneel, estima-se que até 2024 cerca de 1,2 milhão de residências contem com energia produzida pelo sistema de geração distribuída. O Brasil está entre os países com o maior potencial de crescimento em energia solar, especialmente pelo fato de possuir um dos melhores índices de insolação do planeta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of