CEMIG MUDA GERENCIAMENTO DA COMPANHIA PARA TER MAIS AGILIDADE, ECONOMIA E EFICIÊNCIA NA GESTÃO
Este ano, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) iniciou o maior investimento da sua história em recursos do Plano de Desenvolvimento da Distribuição (PDD), e serão aplicados, até 2027, mais de R$ 42 bilhões no sistema elétrico da companhia. A partir disso, se antes a estatal inaugurava de quatro a cinco subestações (SEs) por ano, agora estão sendo inauguradas 200 novas instalações em cinco anos, um aumento de 50% do parque de SEs da companhia mineira. “Para dar sequência a esse planejamento, era necessário iniciar uma revolução em toda a arquitetura de sistemas da companhia, a fim de padronizar e unificar diversas plataformas para ampliar ainda mais a eficiência dos seus processos internos como um todo”, diz o comunicado. Entre as iniciativas que contemplam esse objetivo, está a substituição do sistema de gestão empresarial, que irá otimizar os processos de negócios com a ajuda de automação inteligente e tecnologias integradas como IA, Machine Learning, e Business Analytics. “Com isso, esperamos juntar as melhores práticas de mercado para modernizarmos nossos processos de negócio“, explicou Djim de Andrade Martins, gerente de arquitetura de sistemas e engenharia de software da Cemig.
Para o processo de migração das soluções, foi contratada a empresa Megawork, com experiência superior a 30 anos. Marcos Rosa VP de Delivery da Megawork, disse
“Fomos a primeira consultoria a fazer a esse tipo de migração no país e temos uma fábrica de conversão homologada pela SAP. Esse pioneirismo certamente nos diferencia e nos destaca diante à concorrência, nos levando a outro patamar”. Durante o projeto de conversão, a Cemig contará com a equipe de profissionais da Megawork, certificados nas soluções da fabricante alemã, que serão responsáveis pela implementação da tecnologia, e prestarão suporte e treinamento aos usuários. “São especialistas não só na tecnologia SAP, como também no setor energético, onde acumulamos ampla experiência, tendo em nossa carteira clientes como Esgás, Eletrobrás, Furnas Eletrobrás, Eletronorte, CGTE, Eletrosul, Itaipu Binacional“, afirma o Marcos Rosa.
No momento, dezenas de colaboradores da Cemig estão participando de diversos workshops aplicados pela Megawork sobre a solução e seu uso, que serão realizados até dezembro. Em março de 2024, estão previstas as primeiras sprints de entrega do projeto, que deve ser finalizado em 2025. Djim de Andrade Martins, O cita alguns exemplos de como a migração irá impactar o dia a dia da companhia, trazendo maior transparência, acessibilidade, agilidade, precisão de dados e eficiência. “Na área de compras esperamos uma automação dos processos e maior agilidade na aquisição de materiais e, também na entrada e saída de notas fiscais, ganhando eficiência operacional. Dessa forma, segundo ele, as sete regionais da Cemig poderão contar com uma plataforma 100% integrada para gerir a operação. São esperados ainda impactos nos setores de logística e manutenção. Como consequência, ao melhorar nossos processos internos poderemos oferecer um atendimento ainda melhor aos cidadãos.“
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