faixa - nao remover

CENTRO BRASILEIRO FARÁ PARTE DA REDE MUNDIAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Desenvolvido pela Itaipu e outras 19 entidades parceiras, o recém-inaugurado Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás-ER) vai fazer parte da rede mundial da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi) de Energias Renováveis. Os outros sete centros que integram a rede ficam na China, na Itália, na Turquia, na Índia e em Cabo Verde. A novidade foi anunciada no Fórum de Energia de Viena, na Áustria.

Durante o evento, o diretor da Onudi, Kandeh Yumkella (foto), ressaltou a importância da parceria entre a organização e o Brasil, especificamente com a Itaipu Binacional, para impulsionar as energias renováveis. Já o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, afirmou que, com a parceria, a usina hidrelétrica de Itaipu caminha para se transformar em uma referência em pesquisas para microgeração de energia a partir do biogás. Segundo Samek, o CIBiogás-ER será uma ferramenta de interação dos setores científicos e tecnológicos com o setor produtivo.

O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, afirmou que a integração do centro à rede da Onudi coloca o biogás na pauta internacional e a Itaipu passa também a ser reconhecida como referência de bioenergia. De acordo com Bley, a geração de energia a partir do biogás, além de oferecer ao produtor rural uma nova e importante alternativa de renda, representa a solução para um grave problema ambiental. Ainda segundo ele, o projeto atual envolve instituições representativas, todas com interface na área do biogás, e a tendência é a formação de uma grande rede nacional, de modo a viabilizar levantamentos estatísticos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of