BRASIL PERDE PRODUTIVIDADE E CENTRO DE EXCELÊNCIA PROMOVE CURSO ESPECIAL NA ÁREA DE PROJETOS DE ENGENHARIA
O Centro de Excelência em EPC – CE-EPC) – quer auxiliar as empresas de engenharia brasileiras a aumentarem cada vez mais o nível de qualidade de seus projetos e, para isso, vai promover um seminário sobre construtibilidade para seus associados, nos dias 5 e 6 de junho, na Universidade Corporativa da Petrobrás, no Rio de Janeiro.
O curso vai trazer conceitos internacionais da área, que é voltada às diversas etapas de planejamento do projeto, como a definição do caminho crítico, a análise das condições e necessidades da execução, a estratégia de desenvolvimento da obra, e o detalhamento da montagem.
As metodologias e práticas apresentadas durante o curso são parte de estudos já estabelecidos no mercado internacional, com base nas definições e indicações do Construction Industry Institute (CII), que congrega todas as grandes empresas de engenharia dos Estados Unidos e é representado pelo CE-EPC no Brasil.
“O nosso objetivo é trazer cada vez mais conhecimento para os membros do Centro, principalmente por meio de práticas reconhecidas em todo o mundo, além de fomentar a troca de informações internamente na indústria brasileira, que também tem muitas experiências positivas”, afirmou o diretor executivo do CE-EPC, Danilo Gonçalves.
O Brasil perdeu espaço, pelo quarto ano consecutivo, no cenário competitivo internacional, como reflexo da piora da eficiência da economia nacional. O País caiu três posições no Índice de Competitividade Mundial 2014 (World Competitiveness Yearbook), ficando em 54.º no ranking geral composto por 60 países, à frente apenas da Eslovênia, Bulgária, Grécia, Argentina, Croácia e Venezuela. Entre 2010 e 2013, o País saiu da 38.ª posição no ranking para o 51.º lugar.
Sétima maior economia global, embora atraia investimentos estrangeiros na produção e seja gerador de emprego, o Brasil não consegue sustentar seu crescimento, muito em parte atribuído ao seu complexo sistema regulatório e legislação trabalhista, aponta o índice. Os dados são do International Institute for Management Development (IMD), uma das principais escolas de negócios no mundo, com sede na Suíça. A Fundação Dom Cabral é a responsável pela pesquisa e coleta de dados no Brasil.
O Centro de Excelência já trouxe o tema para eventos anteriores nos últimos dois anos, ao longo das atividades que vem promovendo para melhorar os índices nacionais de produtividade, com foco nos setores naval e de óleo e gás, mas desta vez o seminário será exclusivamente voltado à construtibilidade.
Serão 50 vagas para este seminário, que deverá ser seguido de outros encontros focados no mesmo tema. Um dos objetivos do Centro de Excelência é criar uma nova pós-graduação em construtibilidade no futuro, que seria a primeira do país.
O Centro de Excelência em EPC, criado em 2008, vem buscando ajudar as empresas brasileiras a melhorarem a produtividade e atualmente tem parcerias com as maiores associações de engenharia do mundo. Além de contar com as maiores empreiteiras do país, o CE-EPC possui como associadas a Petrobrás, a Statoil, EBSE e a Shell, mas pretende expandir seu foco para além do setor de óleo e gás, alcançando também os segmentos de mineração, siderurgia e petroquímica.
Deixe seu comentário