CENTRO DE INOVAÇÃO EM GÁS NATURAL SERÁ INAUGURADO NO PRÓXIMO ANO
Um encontro organizado nesta semana pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a BG Brasil reuniu pesquisadores num debate sobre a chamada de propostas para a criação de um centro de pesquisa para inovação em gás. A unidade deve ser instalada até o próximo ano e o volume total de investimentos nas pesquisas chega a US$ 20 milhões durante cinco anos.
As propostas devem ser relacionadas ao desenvolvimento do gás natural como combustível para transporte marítimo, ao processo de conversão de gás em matérias-primas para a indústria química e a melhoria de técnicas de engenharia para a produção de gás natural.
O diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz (foto), explicou que as pesquisas desenvolvidas no novo centro vão ampliar o conhecimento e as aplicações do uso do gás natural. “O núcleo duro das atividades deve ser a pesquisa internacionalmente competitiva e esperamos receber várias excelentes propostas em resposta à chamada”, disse.
É uma excelente iniciativa. Tema da minha tese de doutorado defendida na USP, o desenvolvimento das aplicações diretas do gás natural nas indústrias (calor de processo e aquecimento direto)em substituição à eletrotermia poderão possibilitar significativas reduções em energia primária e emissões de carbono. Mas para isso torna-se necessária a existência de um Centro de Inovação e verbas para o desenvolvimento tecnológico. Atualmente tais projetos vem sendo desenvolvidos a duras penas, sendo necessário provar tais premissas teoricamente às industrias interessadas.