CENTRO DE PESQUISAS DA UNICAMP VAI DESENVOLVER TECNOLOGIA BRASILEIRA PARA PRODUÇÃO DE BATERIAS, DE OLHO NA ELETROMOBILIDADE
Em breve, o Brasil poderá ter à disposição um centro de excelência dedicado ao estudo aprofundado do conhecimento técnico-científico relacionado às baterias, um componente crucial para os veículos elétricos ou híbridos. O primeiro passo para estabelecer o Centro de Manufatura de Baterias (CMB) foi dado após o projeto ser selecionado para receber R$ 9 milhões em uma chamada pública de uma das linhas do programa Rota 2030, lançado em 2018 pelo governo federal com o intuito de estabelecer uma política industrial para o setor automotivo. A expectativa é de que em dezembro de 2024 o centro esteja operacional.
“A ideia é aprender a fazer, obter o know-how para a produção de células individuais de baterias de lítio e sódio”, afirma o Físico Hudson Zanin, docente na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador geral do projeto, realizado no âmbito do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO). Até aqui, o país não fabrica em escala comercial as células individuais, que representam as menores unidades de armazenamento de energia de uma bateria. Um veículo elétrico, por exemplo, pode conter mais de mil dessas unidades, cada uma com uma tensão de 3-4 volts, dispostas em série e em paralelo.
Zanin ressalta que o CMB deverá aprimorar o ecossistema para o desenvolvimento da mobilidade elétrica no país, ampliando tecnologias, treinando recursos humanos especializados e favorecendo a criação de startups. Voltado à pesquisa e ao desenvolvimento na área de ciência de materiais, terá como foco o aperfeiçoamento de processos para manufatura de eletrodos e eletrólitos e a engenharia de células confiáveis e de altas capacidades.
O CMB atuará como um centro multiusuário, com parcerias de empresas e outros institutos de pesquisa, e, uma vez consolidado, funcionará também como um local para manufatura e testes de validação e certificação da segurança das baterias – para uso tanto em veículos elétricos, como em computadores ou celulares. “Queremos ajudar as empresas que tenham interesse em fazer um investimento nessa área. Porque, além de ser muito caro para montar uma fábrica, o empreendedor vai concorrer em um mercado extremamente agressivo, dominado pelos chineses”, diz Zanin.
Após definido o local dentro da Unicamp onde o centro será instalado, serão importadas da Itália máquinas de grande porte que permitirão a manufatura das células cilíndricas. “Uma das máquinas vai pintar os eletrodos, outra vai compactá-los, outra corta e enrola e outra encapsula tudo, para fechamento apropriado”, detalha Zanin, ressaltando que outros projetos deverão complementar as pesquisas. Nos primeiros anos de atuação, a equipe centrará seus esforços para fazer uma prova de conceito dos serviços oferecidos, com análise da viabilidade técnica e econômica.
Participam também do centro, desde a sua etapa inicial, pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Entre as possíveis empresas parceiras, que já manifestaram interesse pelo CMB, estão Bosch, Toyota, Volkswagen, Raízen, Merck, entre outras. “Elas ofereceram uma carta de apoio e vão acompanhar os resultados de perto”, diz o professor. “Queremos montar um negócio para todos poderem utilizar, não apenas o nosso grupo de pesquisa. Vamos tentar ao máximo não cobrar nada de ninguém, mas os consumíveis importados poderão ter um custo”, afirma o pesquisador, salientando que segue em busca de parcerias, principalmente nos setores automotivo; de tecnologia da informação; comunicação; eletrônica; telecomunicações; petróleo, gás e biocombustíveis; e energia e eletricidade.
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