CENTRO DE PESQUISAS E ANÁLISES TECNOLÓGICAS COMPLETA 40 ANOS
O diretor da ANP, Décio Oddone, estará com o Ministro das Minas e Energia ainda hoje (1º), em Brasília, para levar a boa notícia sobre a área de Saturno, ainda está em estudos, e que será oferecida na 4ª Rodada de partilha do pré-sal, em maio do ano que vem. Ela tem as mesmas características de Libra: por um lado é bom na quantidade de óleo e gás, embora o nível de contaminantes também é muito grande. Oddone e os outros diretores da agência, Aurélio Amaral, Felipe Kury e Waldyr Barroso, e o diretor do Departamento de Combustíveis Derivados de Petróleo, Cláudio Ishihara, participam também do evento comemorativo pelos 40 anos do Centro de Análises Tecnológicas da ANP (CPT-ANP). O CPT foi criado em 1977, como parte da estrutura do extinto Conselho Nacional do Petróleo (CNP), e incorporado à estrutura da ANP em 1998.
Ao longo dos seus 40 anos de existência, o CPT teve atuação destacada em diversas ações que ajudaram a consolidar as indústrias do petróleo e dos biocombustíveis no Brasil, entre as quais a consolidação do Proálcool e do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. O laboratório, que passou recentemente por uma ampla modernização, conta também com equipamentos da mais alta tecnologia dedicados à realização de estudos e ensaios físico-químicos para controle de qualidade de petróleo, derivados e biocombustíveis. Dá apoio à fiscalização de combustíveis; as análises em correntes de petróleo para cálculo de royalties e estudos para o desenvolvimento de especificação de produtos.
O Centro destaca-se como o laboratório de referência do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) da ANP, criado em 1998, que acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados em todo o País. Ao longo dos anos, o programa cresceu em abrangência territorial e quantidade de análises realizadas, já passando de 2,5 milhões de amostras analisadas. Outro Programa que merece destaque, criado em 2006, é o de Monitoramento de Lubrificantes (PML) que, analogamente ao PMQC, acompanha a qualidade dos lubrificantes comercializados e a regularidade de seus produtores através da verificação do registro do produto.
Localizado em uma área de mais de 3 mil m² em Brasília, o CPT conta hoje com um corpo técnico altamente qualificado, possuindo diversos mestres e doutores, o que tem contribuído para o desenvolvimento crescente de pesquisas voltadas ao avanço do trabalho da fiscalização, dos programas de monitoramento (PMQC e PML) e para o aperfeiçoamento das especificações de produtos.
Ao que eu sei Saturno é um prospecto onde deveria ser perfurado um poço exploratório que, a julgar pelo dito acima, neste site, há uma descoberta com as mesmas características de Libra em termos de estrutura e qualidade dos hidrocarbonetos. Posso concluir então que o poço já foi perfurado o que é necessário que isso seja confirmado. Com poço ou sem poço Saturno não é um campo. É um excelente prospecto sísmico ou uma acumulação a ser delimitada se há uma descoberta. O que sei, a área do prospecto está no limite do polígono do pré-sal, metade fora, metade dentro,… Read more »
O regime de partilha pode ser aplicado a qualquer área que seja declarada de grande interesse pela União, áreas estratégicas, não necessariamente apenas o polígono do pré-sal.
São Paulo, Segunda-Feira, 31 de julho de 2017 Exmº Srº. Dr. ELISEU PADILHA DD. Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República Palácio do Planalto/URGENTE Brasília-DF. Assunto: CORRIGIR A ATUAL GESTÃO DA PETROBRAS & MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Cumprimentando-o cordialmente, venho com essa visita, apresentar-lhe algumas sugestões para um choque de gestão no Ministério das Minas e Energia e PETROBRAS. Participando do desenvolvimento e das atividades do segmento de Petróleo & Gás, desde a década de 80 e, no afã de contribuir e não criticar, levo ao conhecimento de vocês, alguns FATOS que colocam hoje o Sistema PETROBRAS em… Read more »