faixa - nao remover

CENTRO DE EXCELÊNCIA ABRE SEMINÁRIO INTERNACIONAL COM DIRETOR DE ENGENHARIA DA PETROBRÁS

“A curva S é a curva da vida”. A frase não é nova. Pelo contrário. Ela faz parte da abertura de um velho livro americano sobre projetos de engenharia. Mas mesmo antiga, a Cursa S transformou-se quase numa obsessão para diretoria de engenharia da Petrobrás: “ Todos os projetos precisam seguir os seus preceitos” disse  o seu diretor José Antônio de Figueiredo, que recebeu o convite especial para fazer, nesta quarta (28), a palestra de abertura do workshop “Produtividade em Ação”, promovido no Rio de Janeiro pelo Centro de Excelência em EPC, em conjunto com as organizações americanas CII (Construction Industry Institute) e CURT (Construction User Roundtable de Cincinnati).

Quem estiver prestando serviços de engenharia para a Petrobrás está sendo obrigado a prestar muita atenção nas linhas do planejamento e das realizações: “ Temos que ter atenção na abertura da boca do Jacaré”, disse Figueiredo, lembrando um jargão da engenharia que retrata quando a linha do planejamento se afasta da linha da realização. Este afastamento produz uma abertura, semelhante a uma boca aberta, mas o que ela realmente  demonstra é que as coisas não vão nada bem na obra.

Com a plateia cheia de importantes executivos de grandes empresas e profissionais respeitados da própria Petrobrás, como Renata Baruzzi, gerente executiva, braço direito de Figueiredo na engenharia, uma estrela em ascensão na companhia, o evento entra em seu primeiro dia de debates nesta quinta-feira e prossegue até a sexta-feira, quando será encerrado com uma palestra de Antônio Muller, presidente da CE-EPC. Muller aproveitou a abertura para anunciar uma parceria com o CII, com sede em Austin, no Texas.

O objetivo  é  reforçar o debate e contribuir para o desenvolvimento de novos métodos de trabalho, procedimentos e melhores práticas de negócio para o setor de engenharia. Danilo Gonçalves, diretor da CE-EPC, responsável por sua organização, diz que  é a primeira vez que o CII realiza um workshop como esse no Brasil. “O CII desenvolve projetos de pesquisa em relação a  produtividade e eficiência operacional que são referência para os setores de Engenharia, Suprimentos e Construção e Montagem Industrial. Seus programas atraem o interesse de profissionais de todo o mundo”, diz.

O CII é um consórcio que articula lideranças de grandes empreendimentos industriais ligados com empresas de engenharia, construção e montagem e fornecedores de bens e serviços. A organização mantém o programa contínuo de investigação, em que conta com 30 das principais universidades dos Estados Unidos. Os resultados do estudo contribuem para a elaboração de melhores práticas em projetos industriais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of