CENTRO VOLTADO ÀS TECNOLOGIAS DO BIOGÁS É INSTALADO EM FOZ DO IGUAÇU
Com o objetivo de organizar, desenvolver, acompanhar e dar suporte aos programas, pesquisas e projetos de viabilização do biogás como gerador de energia e de seus subprodutos, foi instalado oficialmente, em Foz do Iguaçu (PR), o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás-ER). A fundação, o estatuto e a diretoria provisória do novo centro foram aprovados em assembleia geral que reuniu representantes de mais de 20 instituições, nacionais e internacionais, todas com atuação direta ou indireta na área do biogás.
O superintendente de Energias Renováveis de Itaipu e diretor-geral do CIBiogás-ER, Cícero Bley (foto), explicou que o centro é o primeiro do gênero na América Latina com ênfase em biogás e vai integrar uma rede de oito centros internacionais da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi). Segundo o diretor, o alvo do novo centro não são os grandes países, que têm condições de buscar soluções próprias para a questão do biogás, mas os países em desenvolvimento e os estados brasileiros, que precisam de apoio para mobilizar a energia proveniente do biogás.
O diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, afirmou que o CIBiogás-ER será uma grande universidade a céu aberto, onde países de todo o mundo terão a possibilidade de ver como se faz o aproveitamento do biogás. Da mesma forma, o coordenador-geral da Diretoria de Geração da Eletrobras, Egidio Schoenberger, destacou o potencial do biogás como fonte de energia e elogiou o trabalho de articulação de Itaipu para criação do centro internacional, envolvendo diferentes entidades. Para Schoenberger, o Brasil tem um grande potencial de biogás a ser explorado, que vai beneficiar os agricultores e a própria geração de energia elétrica.
Deixe seu comentário