CERIMÔNIA DO BATIMENTO DA QUILHA DA PRIMEIRA FRAGATA TAMANDARÉ CONSTRUÍDA NO BRASIL SERÁ AMANHÃ, EM ITAJAÍ | Petronotícias




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CERIMÔNIA DO BATIMENTO DA QUILHA DA PRIMEIRA FRAGATA TAMANDARÉ CONSTRUÍDA NO BRASIL SERÁ AMANHÃ, EM ITAJAÍ

tamandareMarcando mais uma importante fase na construção da Fragata Tamandaré, a Marinha do Brasil (MB) e a Águas Azuis (Sociedade de Propósito Específico composta pelas empresas thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech), realizarão o batimento de quilha do navio, amanhã (24), nas instalações da empresa thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC), com a presença do Ministro da Defesa, José Mucio e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Tradicionalmente presente na construção naval, o batimento ocorre quando a quilha, a “espinha dorsal” da embarcação, é concluída, possibilitando a estruturação das demais partes. Porém, a evolução da engenharia e os modernos processos de produção adotados no Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) permitem que os navios sejam edificados em blocos. Por isso, no caso da Fragata Tamandaré, o batimento de quilha foi caracterizado peloquuilha posicionamento, no seu local de edificação, de um importante bloco estrutural, que pesa aproximadamente 52 toneladas e corresponde a uma das praças de máquinas do navio, onde serão instalados dois motores, engrenagem redutora e diversos equipamentos auxiliares.

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Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Bettega, falou sobre a  importância desse avanço no PFCT, que é tão estratégico para a Força Naval e para a soberania do país: “Presenciamos o encontro da tradição com a premente modernidade tecnológica, resultando em otimização da produção e aumento da segurança dos colaboradores e das informações”.  O CEO da thyssenkrupp Marine Systems, Oliver Burkhard declarou: “Forneceremos à Marinha do Brasil fragatas de última geração, que reúnem o que há de mais avançado em tecnologia naval, inovação e capacidade robusta de combate”.

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Almirante de Esquadra Bettega

Esse moderno modelo construtivo, que prevê a produção em blocos para serem edificados posteriormente, oferece diversas vantagens sobre o modelo antigo. Desse modo, é possível instalar acessórios e fundações de forma antecipada, além de facilitar a colocação de equipamentos a bordo e possibilitar trabalhos em diversos estágios de maneira segregada em cada unidade. O processo também aumenta a segurança dos colaboradores, por manter espaços abertos por mais tempo durante a construção. As inovações envolvidas no PFCT se estendem por toda a cadeia produtiva.  Historicamente, projetos desse porte são desenvolvidos a partir de uma grande quantidade de documentos impressos, como desenhos, procedimentos e manuais, que demandam muitas cópias e atualizações recorrentes. O estaleiro implementou uma metodologia para projetos de engenharia batizada de “Paperless”, que consiste em eliminar o uso de desenhos em papel na linha de produção das Fragatas, transformando-os em arquivos digitais, o que traz benefícios à segurança das informações contidas nos documentos, devido à confidencialidade exigida em um projeto militar, e ao meio ambiente.

O cronograma do PFCT avança dentro do planejamento, e atualmente apresenta uma evolução em 34% de sua totalidade. Para as próximas etapas, está prevista a edificação do bloco que forma a outra praça de máquinas da Fragata, com o posicionamento dos equipamentos e motores no local. Na sequência, os blocos edificados completarão as estruturas centrais do navio. Ressalta-se que, das fragatamais de cinquenta unidades estruturais que compõem a sequência construtiva da primeira Fragata Classe Tamandaré, cerca de um quarto está em processo de montagem estrutural na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, e outras já estão cortadas e conformadas, com painéis e submontagens finalizadas.

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CEO da thyssenkrupp Marine Systems, Oliver Burkhard

Quanto à qualificação do pessoal que será responsável pela manutenção dos sistemas do navio, já foram concluídas cerca de 50% das atividades sobre Engenharia de Sistemas e Apoio Logístico Integrado. O lançamento da Fragata Tamandaré está estimado para meados de 2024 e a sua entrega para a Marinha do Brasil no final de 2025. O corte da chapa do casco da segunda Fragata Classe Tamandaré está previsto para acontecer ainda este ano. O  Programa Fragatas Classe Tamandaré é o mais moderno e inovador projeto naval desenvolvido no país, prevendo a construção, em território nacional, de quatro navios de guerra de alta complexidade tecnológica. As embarcações geram transferência de tecnologia e licença perpétua, e promove a indústria local e a Construção Naval no país. A Marinha do Brasil prevê que o Programa, como um todo, possa gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

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