CERIMÔNIA EM ESTALEIRO NA COREIA DO SUL VAI MARCAR O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO PLATAFORMA PARA O GÁS DE MOÇAMBIQUE | Petronotícias




faixa - nao remover

CERIMÔNIA EM ESTALEIRO NA COREIA DO SUL VAI MARCAR O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO PLATAFORMA PARA O GÁS DE MOÇAMBIQUE

2A primeira peça de aço para o casco da plataforma flutuante que vai começar a extrair gás natural no norte de Moçambique vai ser cortada na quinta-feira(6), em Busan, na Coreia do Sul. Uma cerimônia vai marcar  a data no estaleiro de Geoje,  da construtora naval sul-coreana Samsung Heavy Industries (SHI), um evento que contará com a presença do ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Ernesto Max Tonela. A plataforma terá 439 metros de comprimento, 65 de largura e pesará cerca de 210.000 toneladas, sendo que o prazo de construção se situa nos 60 meses. Uma das partes da estrutura, a torre de ancoragem, começou a ser construída em março e o processo tem avançado.

Em maio de 2017, um consórcio liderado pela Eni e Exxon Mobil escolheu a SHI para construir a plataforma idealizada para a extração, liquefação e exportação anual de três milhões de toneladas de gás natural liquefeito a partir das jazidas Coral Sul na Área 4 da Bacia do Rovuma. Todas as operações – incluindo o enchimento de navios cargueiros de gás liquefeito – serão feitas no mar. A plataforma flutuante estará ligada a seis poços submarinos por tubos umbilicais e colunas de ascensão para extrair o gás natural localizado nas jazidas guardadas debaixo do fundo do mar.

O gás que será explorado pelo consórcio da Área 04 vai ser vendido na totalidade à BP, que em outubro de 2016 assinou um acordo com o consórcio para a compra da totalidade da produção durante 20 anos. O governo moçambicano prevê que o início da produção aconteça a 01 de junho de 2022, sendo que cinco meses depois, no dia 01 de novembro, será assinalada a saída do primeiro navio cargueiro contendo gás.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of