CERIMÔNIA EM SANTA CATARINA MARCA O LANÇAMENTO DA FRAGATA TAMANDARÉ DA MARINHA DO BRASIL
A Marinha do Brasil inicia esta sexta-feira (9) em festa, com o evento de lançamento ao mar da fragata Tamandaré (F-200), primeiro dos quatro novos navios-escolta que passarão a equipar a Força Naval ao longo desta década. O navio será lançado ao mar hoje em cerimônia no estaleiro Brasil Sul, na cidade de Itajaí (SC), onde estão sendo construídas as embarcações do Programa Fragatas Classe Tamandaré. O presidente Lula participará do evento, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e do comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. A esposa do ministro Múcio, Vera Brennand, foi escolhida como madrinha de batismo da embarcação. O objetivo da Marinha é modernizar a sua frota, reforçando sua capacidade de garantir a soberania do país, além de incentivar o crescimento da indústria de defesa nacional e da cadeia produtiva necessária à construção dos navios em solo brasileiro.
A fragata Tamandaré e as três unidades restantes foram contratadas ao consórcio SPE Águas Azuis, composto pela Thyssenkrupp Marine Systems, Embraer e Atech. O navio pesa mais de 3 mil toneladas e mede 107 metros de comprimento e 16 metros de largura. Ele foi projetado para abrigar cerca de 130 militares e desempenhar missões de escolta naval. Com alta complexidade tecnológica, as novas fragatas serão versáteis e de alto poder de combate, capazes de se contraporem a múltiplas ameaças, e serão utilizadas para proteger as riquezas da Amazônia Azul. As embarcações serão destinadas, também, para operações de busca e salvamento e apoio à política externa brasileira.
Depois do lançamento de hoje, o Fragata Tamandaré ainda passará por uma jornada antes de sua entrega final à Marinha. Isso porque a unidade ainda receberá a instalação de armamentos, como canhões, mísseis, torpedos e metralhadoras. Todo esse trabalho deverá ser finalizado até o ano que vem. Já as demais três fragatas do programa serão entregues gradualmente nos próximos quatro anos.
Em junho, o Tamandaré passou pelo deslocamento do galpão até a área externa do estaleiro. Isso abriu espaço para a edificação da segunda embarcação da classe, batizada de Fragata Jerônimo de Albuquerque (F-201), que passou pela cerimônia de Batimento de Quilha no dia 6 daquele mês. A evolução da engenharia e o aperfeiçoamento nos processos de produção naval permitiram que nos projetos modernos, como o das Fragatas Classe Tamandaré, a construção seja feita por meio de blocos. Eles são montados separadamente e, depois unidos, dando forma ao navio. Nesse caso, o batimento é caracterizado pelo posicionamento de um desses blocos em seu local de edificação.
Integrando o Programa Estratégico de Modernização do Poder Naval, o Projeto de Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) foi incluído, em 2023, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Com essa inclusão, o projeto recebeu apoio parlamentar, facilitando a liberação de recursos junto ao Congresso Nacional. Em outubro de 2023, foi protocolada no Senado Federal uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), intitulada “PEC da Defesa”, que busca garantir um orçamento anual para a Defesa equivalente a, no mínimo, 2% do Produto Interno Bruto (PIB), com um incremento gradual de 0,1% ao ano, dentro de parâmetros de razoabilidade.
Nos últimos 10 anos, o Brasil provisionou, em média, o correspondente a 1,32% do PIB para a defesa nacional, enquanto outros países em desenvolvimento investiram mais, como a Índia (2,4%), a Colômbia (3%) e o Chile (1,8%). A ênfase dada pela PEC aos Programas Estratégicos das Forças Armadas preveem o desenvolvimento e a fabricação de sistemas e equipamentos em território nacional, atividades intensivas na geração de empregos e no desenvolvimento de ciência e tecnologia, como o Programa Fragatas Classe Tamandaré. O aumento gradual do orçamento proposto pela “PEC da Defesa” pode render dividendos econômicos e sociais internos, além de contribuir para a manutenção e fortalecimento do poder dissuasório brasileiro.
Deixe seu comentário