faixa - nao remover

CESP É MULTADA EM MAIS DE R$ 5 MILHÕES PELA ANEEL

Izabella TeixeiraA Companhia Elétrica de São Paulo (Cesp) recebeu uma multa no valor de R$ 5.385.631,76 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por descumprir o comando do Operador Nacional do Sistema (ONS) de elevar a vazão da usina de Jaguari em agosto. A vazão foi reduzida pela Cesp de 30m³/s para 10m³/s, obedecendo um suposto comando do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo. No entanto, o ONS ordenou que a vazão da Jaguari fosse elevada, com liberação de um volume maior de água para o rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro.

O impasse chegou a comprometer o abastecimento de água para alguns municípios do Rio de Janeiro. Somente no dia 18 de agosto a questão foi resolvida, durante um encontro entre Cesp, Agência Nacional de Águas (ANA), ONS, secretários estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sob a mediação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira (foto). O acordo visava a manutenção do abastecimento nos 37 municípios que captam água diretamente na calha do rio Jaguari e para prolongar a vida útil dos reservatórios no atual período seco, que termina em novembro.

O auto de infração foi emitido pela Aneel no dia 26 de setembro, segundo a própria agência, e recebido oficialmente pela Cesp em 29/09. A empresa tem até dez dias para entrar com pedido de recurso.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of