CETESB MULTA ULTRACARGO EM R$ 22,5 MILHÕES POR INCÊNDIO EM SANTOS
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) anunciou a aplicação de uma multa de R$ 22,5 milhões à Ultracargo pelo incêndio em seus tanques de armazenamento no Terminal da Alemoa, na cidade de Santos. A empresa disse que recebeu o comunicado e ainda irá analisar o documento que recebeu. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo apontou os danos ambientais provocados e o risco ao qual a população ficou vulnerável como os motivos para a multa.
A secretaria afirmou que a empresa lançou efluentes líquidos no estuário de santos, na lagoa ao lado do terminal, em manguezais, . Mais do que isso, a Ultracargo lançou efluentes gasosos na atmosfera e ameaçou a segurança e a vida das pessoas da região, desde moradores próximos até funcionários da própria empresa. Como resultado disso, as ações da empresa resultaram, de acordo com a Cetesb, em incômodos no bem-estar das pessoas e numa alta mortandade de peixes.
Além da multa, foram estipuladas cinco medidas que a Ultracargo terá de seguir. Elas incluem esperar pela apresentação de um plano específico pela Cetesb em toda operação de remoção de resíduos ou de produtos oriundos do incêndio; tomar decisões responsáveis no rescaldo do incêndio, com atenção para a poluição atmosférica e a emissão de substâncias odoríferas; ter um novo licenciamento ambiental para as reformas dos tanques no terminal; revisar em até 30 dias o seu plano de emergência e gerenciamento de riscos para a unidade, identificando falhas que ocasionaram o incêndio; e, por fim, monitorar a situação dos danos causados pelo incêndio, como nos manguezais, na vegetação ao redor e nas águas superficiais do estuário de Santos.
Deixe seu comentário