faixa - nao remover

CGU APONTA PREJUÍZO DE US$ 659,4 MILHÕES NA COMPRA DE PASADENA

Jorge Hage CGUA conta continua subindo. A Controladoria Geral da União (CGU) concluiu um relatório sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, em que aponta um prejuízo de US$ 659,4 milhões para a Petrobrás. Agora, após o encaminhamento do documento à estatal, a empresa deverá ressarcir os valores pagos além do preço que seria justo na avaliação do órgão. A CPMI da Petrobrás no Congresso também receberá o relatório.

Além disso, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage (foto), ordenou que sejam instaurados processos administrativos contra 22 pessoas, incluindo ex-dirigentes e funcionários da companhia. Entre os nomes listados estão o do ex-presidente José Sérgio Gabrielli e os ex-diretores Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Jorge Zelada.

O documento da CGU indica que o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), feito pela estatal em 2006 para a compra dos primeiros 50% da unidade, não considerou todas as premissas aplicáveis ao negócio, o que poderia ter reduzido o valor máximo aceitável para a compra. Segundo o órgão, de todos os cenários montados pela consultoria Muse Stancil, a Petrobrás acabou escolhendo o pior deles, favorecendo assim a Astra Oil.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of