CHAMBRIARD PREVÊ QUE PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES NO BRASIL EXIGIRÁ 30 MILHÕES DE METROS CÚBICOS DE GÁS NATURAL POR DIA
A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, afirmou hoje (16) que a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil pode exigir até 30 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A executiva fez a declaração durante um evento na Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro, onde foi lançado um projeto-piloto voltado à redução de perdas no escoamento de óleo e gás. Atualmente, o Brasil ainda depende de importações para atender sua demanda por fertilizantes nitrogenados. A presidente da estatal declarou ainda que o gás natural com alto teor de CO₂, como é o caso do gás do pré-sal, permite baratear a produção de fertilizantes no país.
Para lembrar, a Petrobrás tem duas fabricas de fertilizantes arrendadas à Unigel, sendo uma na Bahia e em Sergipe, que atualmente estão paralisadas. Além disso, a petroleira está reativando a Araucária Nitrogenados (ANSA), no Paraná, que estava hibernada desde 2020. Por fim, a Petrobrás anunciou no ano passado a continuidade da implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III), localizada em Três Lagoas (MS).
O Plano de Negócios da Petrobrás entre 2025 e 2029 prevê investimentos que totalizam, no quinquênio, US$ 900 milhões na retomada da construção da UFN-III e na reativação da fábrica da ANSA.
Deixe seu comentário