CHEMCHINA ADQUIRE 40% DE COMPLEXO PETROQUÍMICO DA ROSNEFT NA RÚSSIA
Os passos dos gigantes da economia mundial vêm se confundindo cada vez mais e as relações da Rússia com a China têm ganhado novos contornos na área de óleo e gás nos últimos anos. Mais um fato desse processo acaba de se dar com a negociação de 40% do complexo petroquímico VNHK, da Rosneft, para a China National Chemical Corporation (ChemChina), que põe agora seus pés com mais força em solo russo.
A gigante do país de Putin, liderada por Igor Sechin (foto), já tinha extensos acordos com o dragão asiático, como o contrato de fornecimento de 200 mil toneladas de petróleo bruto por mês à Chemchina, assinado em junho do ano passado, e agora as duas renovaram os laços.
De acordo com a empresa russa, que não detalhou a operação, a “participação da ChemChina permitirá à Rosneft otimizar o financiamento do projeto e a organizar vendas em conjunto dos produtos de alta margem do futuro complexo nos mercados premium da região Ásia-Pacífico”.
Um sinal de que a parceria realmente tem rendido frutos aos russos é o dado de que em maio deste ano eles foram os maiores fornecedores de petróleo para a China pelo terceiro mês seguido, ganhando a disputa com os sauditas.
Deixe seu comentário