faixa - nao remover

EM 12 ANOS, CHESF GASTOU R$ 2 BILHÕES COM COMPENSAÇÃO POR USO DE ÁGUA

A Chesf fez as contas de quanto pagou entre 2001 e 2012 de compensações financeiras pela utilização de água na geração de energia e chegou ao total de R$ 2 bilhões. Segundo a empresa, ela é a companhia que mais paga por isso no país.

A compensação financeira é calculada em função da quantidade de energia gerada pela empresa, e, como a Chesf é a maior geradora em território nacional – Itaipu é regida por outra legislação por ser binacional –, torna-se a maior contribuinte.

“Do total da energia gerada, 6,75% desse valor, multiplicado pela tarifa de referência atualizada, é o que é pago como compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos”, explicou a gerente da divisão de recursos hídricos da Chesf, Sonali Cavalcanti.

Para o diretor de operação da Chesf, Mozart Bandeira Arnaud (foto), os valores pagos pela compensação financeira deveriam ser investidos em prol das bacias hidrográficas. “Esse dinheiro beneficia ainda mais a sociedade sendo investido na própria bacia. Alguns estados têm desenvolvido políticas nesse sentido, para preservar os rios”, disse.

De acordo com a Chesf, a Bahia é o estado que mais recebe recursos da compensação financeira, já que as maiores usinas da empresa estão localizadas na região. Os municípios que receberam os maiores valores, em 2012, foram, respectivamente, Paulo Afonso (BA), Canindé do São Francisco (SE), Delmiro Gouveia (AL), seguidos por Sento Sé e Casa Nova, ambos da Bahia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of