CHESF VAI INVESTIR R$ 45 MILHÕES EM PROJETO DE BIOGÁS
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um projeto de pesquisa e desenvolvimento da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), presidida por João Bosco de Almeida (foto), para a geração de energia a partir do biogás. O orçamento será de R$ 45 milhões e visa à criação de uma Plataforma de Valorização Energética de Resíduos em Pernambuco e um laboratório especializado em biogás.
O projeto aponta para a implantação, operação e manutenção de quatro usinas de geração de energia elétrica a biogás, com capacidade total instalada de 2,4 MW, conectadas à rede de distribuição. Destas quatro, duas usinas serão de resíduos sólidos urbanos e duas de efluentes agroindustriais. Os efluentes agroindustriais a serem utilizados serão a vinhaça (proveniente do processamento da cana de açúcar) e a manipueira (proveniente do processamento da mandioca). Ainda não foram decididos os municípios que receberão as instalações das usinas.
Estão também envolvidos no projeto, além da Chesf, a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Instituto Brasileiro de Engenharia, Inovação e Estratégia (Engine), o Instituto de Tecnologia Aplicada à Inovação (ITAI), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e o Governo do Estado de Pernambuco.
Deixe seu comentário