CHEVRON MUDA A ESTRATÉGIA E DIZ QUE ACUSAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO É ULTRAJANTE
A Chevron mudou a estratégia e agora passou a acusar o próprio Ministério Público e se considerar uma empresa injustiçada. Pelo menos foi assim que a nota oficial emitida pela assessoria de imprensa da empresa se posicionou. A empresa classificou como “utrajantes e sem mérito” as acusações feitas pelo Ministério Público Federal na denúncia divulgada nesta quarta-feira (21). O MPF denunciou as empresas Chevron, Transocean e mais 17 pessoas por crime ambiental e dano ao patrimônio público por causa do vazamento de petróleo no Campo de Frade, da Bacia de Campos, em novembro de 2011. Segundo a nota oficial, “uma vez que os fatos forem completamente esclarecidos, eles irão demonstrar que a empresa e seus empregados responderam de forma apropriada e responsável ao incidente. A Chevron vai defender vigorosamente a companhia e seus funcionários. A Chevron tem colaborado completamente e de forma transparente com todas as autoridades competentes do governo brasileiro.”
A denúncia do MPF, o presidente da Chevron no Brasil, George Buck, e mais três funcionários da empresa responderão ainda por dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público, se omitir em cumprir obrigação de interesse ambiental, apresentar um plano de emergência enganoso e por falsidade ideológica, ao alterarem documentos apresentados a autoridades públicas. As penas pedidas pelo MPF para os denunciados podem chegar a até 31 anos e 10 meses. Na denúncia, o MPF pede também o sequestro de todos os bens dos denunciados e o pagamento de fiança de R$ 1 milhão para cada pessoa e R$ 10 milhões para cada empresa. Caso sejam condenados, o valor da fiança servirá para pagar a indenização dos danos, multa e custas do processo. Segundo o procurador, o que chamou a atenção do MPF foi que, “em vez de buscar atender ao acidente, a Chevron decidiu suspender as atividades no Brasil. Por esse motivo, o MPF foi ao Judiciário impedir que os réus deixem o Brasil.”
“A melhor defesa é o ataque”
Com essa mudança de estratégia a Chevron só reforça a sua postura de empresa arrogante e irresponsável.
Ultrajante é dizer que Chevron tem colaborado completamente e de FORMA TRANSPARENTE com todas as autoridades competentes do governo brasileiro.