CHEVRON TAMBÉM SE AUSENTA DO LEILÃO DE LIBRA
Além das três gigantes (BP, BG e Exxon) já confirmadas como ausentes, uma quarta potência na área de petróleo também decidiu ficar de fora do primeiro leilão do pré-sal, que vai ofertar o campo de Libra, no dia 21 de outubro. É a empresa americana Chevron, que não explicou a razão, mas é menos um participante de peso para o certame.
Em nota, a companhia afirmou que “continua a valorizar seu relacionamento com o Brasil e quer ser parceira do país no desenvolvimento de seu potencial como uma superpotência energética”.
A ANP afirma que há entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris recuperáveis na área de Libra e prevê que no pico da produção o campo atinja 1 milhão de barris por dia. Por isso, a agência tinha a expectativa de que a concorrência fosse grande, com cerca de 40 operadoras inscritas, mas até o momento apenas 11 delas pagaram a taxa, sendo que o prazo para pagamento expirou ontem.
Executivos do mercado acreditam que será um leilão com presença mais forte de estatais e a participação das chinesas é vista com grande expectativa. Delas, devem participar do leilão a Sinopec – por meio da Repsol Sinopec Brasil –, a CNOOC e a Sinochem, sendo que o plano estratégico da China para os próximos cinco anos envolve a ampliação dos investimentos em exploração globalmente.
Deixe seu comentário