CHINA ACELERA O PROCESSO DE INSTALAÇÃO DA CÚPULA DE PROTEÇÃO DE PRIMEIRO REATOR MODULAR PWR A SER CONSTRUÍDO
A cúpula de contenção de aço da primeira usina nuclear do pequeno reator modular (SMR) ACP100 nas instalações de Changjiang foi içada com sucesso, anunciou a Corporação Nacional Nuclear da China (CNNC). O edifício do reator do ACP100 – também conhecido como Linglong One – consiste em três partes: a estrutura interna, o invólucro de contenção de aço e o invólucro externo de proteção de concreto. O invólucro de contenção de aço tem quatro partes: a cabeça inferior, o cilindro inferior, o cilindro superior e a cabeça superior. Seu formato é como uma cápsula vertical que contém a estrutura interna do edifício do reator. A parte inferior do vaso de contenção, que suporta o invólucro de contenção de aço, foi montada no local a partir de 50 placas de aço pré-fabricadas.
A seção inferior do invólucro de contenção tem cerca de 15 metros de altura e pesando cerca de 450 toneladas. Seguiu-se a instalação do cilindro superior do reservatório de contenção – com cerca de 15 metros de altura e pesando cerca de 720 toneladas. A cabeça superior de contenção do ACP100 foi instalada em 3 de novembro, disse a empresa: “As principais estruturas estão limitadas e o período de pico de instalação interna já começou”, disse a CNNC. “Este içamento completou a etapa final de formação do vaso de contenção de aço como um todo, proporcionando uma barreira protetora mais completa e confiável para os módulos centrais do reator, componentes internos, reguladores de tensão e outros equipamentos importantes que foram introduzidos antecipadamente.” De acordo com a CNNC, “O método de construção modular e aberto adotado pela Linglong One reduz os custos de construção e economiza o ciclo de construção por meio de projeto padronizado e fabricação em lote de módulos individuais”.
O local já abriga dois PWRs CNP600 em operação, enquanto a construção das duas unidades Hualong One começou em março e dezembro de 2021. Ambas as unidades deverão entrar em operação comercial até o final de 2026. O primeiro concreto do ACP100 foi lançado em 13 de julho de 2021, com um período total de construção planejado de 58 meses. As obras de instalação dos equipamentos foram iniciadas em dezembro de 2022 e a estrutura interna principal do edifício do reator foi concluída em março deste ano.
Em desenvolvimento desde 2010, o projeto preliminar do PWR integrado ACP100 de 125 MWe foi concluído em 2014. Em 2016, o projeto se tornou o primeiro SMR a passar por uma revisão de segurança pela Agência Internacional de Energia Atômica. Uma vez concluído, o reator Changjiang ACP100, é “o primeiro pequeno PWR modular comercial baseado em terra do mundo e será capaz de produzir 1 bilhão de quilowatts-hora de eletricidade anualmente, o suficiente para atender às necessidades de 526 mil famílias.” O reator é projetado para produção de eletricidade, aquecimento, produção de vapor ou dessalinização de água do mar. O projeto em Changjiang envolve uma joint venture de três empresas principais: a subsidiária da CNNC, China National Nuclear Power, como proprietária e operadora; o Instituto de Energia Nuclear da China como projetista do reator; e o Grupo de Engenharia de Energia Nuclear da China sendo responsável pela construção da usina. Para a planta de demonstração, o vaso do reator está sendo fornecido pela Shanghai Boiler Works Limited, os geradores de vapor por uma subsidiária da CNNC e outros componentes internos do reator pela Dongfang Electric Corporation.
Deixe seu comentário