CHINA AVANÇA NA EXPLORAÇÃO EM ÁGUAS PROFUNDAS
A China já pode explorar águas profundas sozinha, graças ao seu investimento para desenvolver equipamentos sofisticados em alto-mar. A plataforma da Cnooc, que estreou há dois anos, realizará suas próprias pesquisas sísmicas com intuito de encontrar hidrocarbonetos, perfurar poços e instalar tubulação necessária para extração de petróleo e gás.
Com habilidades necessárias para liderar diversos projetos, o país não necessita mais de parceiros estrangeiros, fato que amplia o conflito marítimo com seus países vizinhos, como o Vietnã, Malásia, Brunei e Filipinas, que reivindicam soberania de parte das águas que a China alega serem suas.
A Cnooc, principal companhia chinesa de exploração de petróleo no mar, já investiu em projetos na costa do Brasil, África Ocidental e nas águas do Atlântico Norte. De acordo com a companhia, o mar da China Meridional pode contar com grandes reservas de petróleo e gás, com cerca de 5,4 trilhões de metros cúbicos de gás e 11 bilhões de barris de petróleo no local.
Deixe seu comentário