CHINA BATE RECORDES MUNDIAIS NA INSTALAÇÃO DE ENERGIAS EÓLICA E SOLAR
A matriz energética chinesa traça hoje novos caminhos, e o crescimento das fontes renováveis está cada vez mais em evidência. O país alcançou dois recordes mundiais do setor em 2015, atingindo a marca histórica de 30,5 GW de energia eólica instalados em um ano e registrando um total de 16,5 GW em novos projetos de energia solar. O resultado anual, anunciado na mesma semana em que o país registrou uma redução de cerca de 5% no consumo de carvão, superou em até 30% as expectativas do mercado.
A indústria internacional de energia eólica enxerga o mercado chinês com bons olhos. Com a soma obtida em 2015, o país conta agora com uma capacidade eólica total acumulativa de aproximadamente 145 GW, segundo informações do Instituto de Economia e Análise Financeira em Energia (IEEFA). O valor representa quase o dobro das instalações norte-americanas, com 75 GW, e mais que o triplo da capacidade da Alemanha no setor, com 43 GW.
O momento é de crescimento, e as perspectivas para os próximos anos não deixam a desejar. O instituto prevê que a China deverá instalar mais 24 GW de energia eólica e até 20 GW de energia solar este ano. Com um incremento de 16,5 GW no último ano, a indústria fotovoltaica chinesa ultrapassou com grande distância o recorde anterior de 7,6 GW registrado pela Alemanha, em 2012.
De acordo com o IEEFA, a aceleração na instalação de unidades eólicas no país foi impulsionado, em parte, por uma correção de tarifas com início previsto para janeiro de 2016, o que motivou empresas a concluírem novos projetos no último ano.
Deixe seu comentário