CHINA CRITICA ESTADOS UNIDOS POR TAXAR IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS SOLARES DO PAÍS
O Ministério do Comércio da China criticou os Estados Unidos por criar taxas de 165,05% para importação de painéis e células solares chineses, dizendo que a medida traz riscos às indústrias de ambos os países. O estabelecimento da medida anti-dumping por parte do Departamento de Comércio dos EUA foi decidido após conclusão preliminar de que os produtos estavam sendo vendidos por preços muito baixos.
A SolarWorld AG está tentando fechar a brecha que permite aos produtores chineses contornar obrigações impostas em 2012, queixando-se de que os fabricantes chineses se esquivaram de seus deveres, ao deslocar para Taiwan a produção das células usadas para fazer seus painéis. Os produtores taiwaneses enfrentam taxas anti-dumping de até 44,18%.
A coalizão que representa instaladores disse que aumento dos preços dos produtos solares impede a implantação de energia limpa e prejudica os consumidores. As importações de produtos solares chineses nos Estados Unidos totalizaram US$ 1,5 bilhão em 2013, metade do registrado dois anos antes. Já a entrada de painéis e células solares de Taiwan mais que dobrou no período, chegando a US$ 657 milhões.
O Departamento de Comércio dos EUA fará sua avaliação final no dia 15 de dezembro. Já a Comissão de Comércio Internacional do país tomará uma decisão sobre se as importações representam ou podem vir a representar prejuízo aos produtores americanos em 29 de janeiro.
Deixe seu comentário