faixa - nao remover

CHINA DEVE ALCANÇAR PRODUÇÃO DE 3 MILHÕES DE BARRIS POR DIA NO EXTERIOR EM DOIS ANOS

Quando em 2012 as petrolíferas estatais chinesas resolveram adquirir empresas e organizações estrangeiras, já estava se ensaiando o que só agora se pode confirmar: o país asiático está a caminho de dobrar a produção de petróleo exterior, podendo alcançar 3 milhões de barris por dia em dois anos.

Atualmente não são descartadas as possibilidades de, por exemplo, a China fazer frente aos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).  Não é a toa que as petrolíferas chinesas, tendo gastado US$ 35 bilhões com as compras de suas concorrentes em 2012, estão se destacando mundo afora. As chinesas Cnooc e a Sinopec investiram US$ 92 bilhões em aquisições no setor de óleo e gás desde o início de 2009 em diversos países – incluindo Estados Unidos, Brasil e Angola, entre outros.

Atenta, a Agência Internacional de Energia (AIE) já traçou estudos e acredita que em dois anos as companhias petrolíferas chinesas deverão produzir 3 milhões de barris por dia no mercado exterior. Esses números fazem com que sua produção quase dobre no exterior em relação a 2011, quando foi registrado valor um pouco superior a 1,5 milhão de barris por dia, o que equivale, por exemplo, à produção anual do Kuwait.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of